Edição 118 – 3/7/2019

Senado aprova indicação de Fernanda Nechio para a Diretoria do BC


O Plenário do Senado Federal aprovou, na noite desta terça-feira, 2 de julho, a indicação de Fernanda Feitosa Nechio para a Diretoria do Banco Central do Brasil. A decisão veio após sabatina e chancela da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa, que ocorreu mais cedo. A economista assumirá o posto de diretora de Assuntos Internacionais e Riscos Corporativos da Autoridade Monetária.

Sinal sugere questionamentos

Antes do início dos trabalhos na CAE, o Sinal entregou aos parlamentares sugestões de questionamentos à sabatinada. Relações internacionais, política cambial, política monetária e autonomia e quadro funcional do BCB foram temas das perguntas, também propostas por servidores da Autarquia em todo o país.

Alguns dos senadores presentes interpelaram a economista com base nos pontos sugeridos pelo Sindicato.

Em relação ao “duplo mandato” da Autarquia – que estabeleceria como missão do BC, além do zelo pela estabilidade dos preços, o crescimento econômico e os níveis de emprego – Nechio afirmou que acha “arriscada” mudança legal neste sentido, por entender que uma interpretação equivocada do que é o duplo mandato pode ser prejudicial. Segundo ela, atualmente o órgão já leva em consideração as diversas variáveis no momento de fixar os juros. “Não há crescimento sustentável sem estabilidade de preços”, afirmou.

Sobre a utilização de parte das reservas internacionais para redução da dívida pública, a sabatinada pontuou que a baixa deste volume pode impactar negativamente a economia, especialmente em um país emergente, como o Brasil.

A concorrência e o spread bancário também estiveram em pauta. Para a nova diretora, o BC tem agido corretamente, na direção de elevar a disputa no mercado, com regulamentação e incentivo à entrada de novos agentes, como as fintechs.

Veja aqui a sabatina completa.

O presidente, Paulo Lino, e o diretor de Relações Externas do Sinal, Francisco Tancredi, acompanharam a sessão na CAE.

Edições Anteriores
Matéria anteriorPrevidência: Fonacate e Frentas discutem atuação na Comissão Especial da Câmara
Matéria seguintePrevidência: relator consegue piorar o substitutivo apresentado