Edição 98 - 02/12/2019

SINAL PROMOVE CAMPANHA EM DEFESA DO PASBC

Reproduzimos, a seguir, matérias recentemente publicadas no Apito Brasil,
referentes a Campanha em Defesa do PASBC ora promovida pelo Sinal.

Voltamos em breve ao assunto, com novas informações sobre a Campanha.

O PASBC é nosso!

Lute junto com o Sinal em defesa e pelo aprimoramento de nosso Programa de Saúde!

 

Apito Brasil  – Edição 207 – 26/11/2019

Sinal oficia presidente e diretora de Administração do BCB para discussão de demandas dos servidores

As demandas do corpo funcional do Banco Central do Brasil se acumulam e o Sinal busca, junto à direção da Casa, a resolução para uma série destes pleitos. Em ofícios encaminhados na última semana ao presidente, Roberto Campos Neto, e à diretora de Administração, Carolina Barros, o Sindicato requer audiências, de modo a estabelecer as tratativas necessárias.

A autonomia do BCB, em discussão no Legislativo, e que pode ser pautada a qualquer momento no Plenário da Câmara dos Deputados, é o tema central do ofício encaminhado a Campos Neto. A preocupação do Sinal é com a efetivação de um projeto que atenda não somente à fixação de mandatos para a Diretoria Colegiada, mas que contemple atribuições e prerrogativas funcionais, indispensáveis no processo de modernização das carreiras.

A valorização do efetivo, que abarca também a necessária recomposição remuneratória, é outro ponto abordado no ofício, que ressalta, ainda, a resolução das pendências históricas relativas aos celetistas da ativa e a suspensão da segunda parcela do reajuste das contribuições ao Programa de Assistência à Saúde dos Servidores (PASBC).

Para além da suspensão do reajuste já previsto, o outro ofício, endereçado a Carolina Barros, pauta informações financeiras e operacionais, bem como o cronograma de implantação de medidas que visem à melhoria de gestão, prevenção e educação à saúde e o orçamento do Programa para 2020.

A necessidade de novos concursos, para recomposição do quadro funcional, a utilização das instalações da Instituição para atividades promovidas pelo Sindicato e o tema dos celetistas ativos também sobressaem no pedido de audiência com a diretora de Administração.

 

Apito Brasil Edição 209 – 28/11/2019

Sinal reivindica a suspensão da 2ª parcela do reajuste do PASBC

O Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC) é o pilar mais sólido do Programa de Gestão de Pessoas do Banco Central e ponto nevrálgico das relações com os servidores. A sua preservação é de interesse de todos.

O Sinal solicitou audiências com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e com a diretora de Administração, Carolina de Assis Barros, nos dias 20 e 21 de novembro, respectivamente, e em ambas as pautas consta a reivindicação da suspensão da 2ª parcela do aumento da contribuição ao PASBC, prevista para o dia 1º de janeiro de 2020, até a efetiva implantação e avaliação do resultado dos projetos de melhorias na gestão do Programa e de educação e prevenção à saúde, sob a responsabilidade do Departamento de Gestão de Pessoas (Depes).

Os efeitos da 1ª parcela do aumento das contribuições, efetuado em junho deste ano e, também, a alta na Participação Direta Limitada (PDL) já se fazem sentir nos bolsos dos servidores, reduzindo o seu combalido poder de compra, em vias de ser drasticamente deteriorado com a elevação da contribuição previdenciária para o início do próximo ano, a provável instituição de uma contribuição previdenciária extraordinária, a proposta redução da jornada em até 25% e a ameaça de três anos sem recomposição salarial.

Acreditamos que o diálogo e o bom senso devem prevalecer e esperamos que a direção do BC se sensibilize para que, juntos, encontremos os melhores caminhos para o PASBC.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinal realiza périplo pelo país a partir da próxima semana
Matéria seguintePor Sinal 59: retrocessos em pesquisas põem políticas públicas em risco