Edição 089 – 17/08/2022

SINAL-RJ SOLICITA PRORROGAÇÃO DA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

Sinal-RJ em Permanente Defesa
dos Servidores Aposentados e Pensionistas!!!

ATENÇÃO: A ATUALIZAÇÃO CADASTRAL-2022 JUNTO AO BANCO NÃO DIZ RESPEITO AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS “CELETISTAS” VINCULADOS À CENTRUS, SE REFERINDO, ISSO SIM, AOS COLEGAS “RJU”

 

O Sinal-RJ,

Diante das imensas – por vezes intransponíveis!!! – dificuldades encontradas por um número expressivo de Servidores Aposentados e Pensionistas para a realização da Atualização Cadastral no BC do ano de 2022,

Solicita à COPES-RJ que realize gestões junto ao DEPES, visando a Prorrogação do Prazo de Entrega daquela Atualização, por mais quatro meses, ou seja, até 31.12.2022,

Para que seja possível:

1 – O aprimoramento do Sistema ora utilizado, que contém uma série de inconsistências que dificultam, extraordinariamente, a Atualização Cadastral.

2 – A indispensável consideração das grandes dificuldades no trato com a Informática apresentadas por parcela mais do que considerável do Público-Alvo, principalmente em seu estrato de idade mais avançada.

3 – O minimamente adequado Atendimento Presencial e Via Telefone do Público-Alvo, hoje com mais de trezentas Senhas solicitadas para “Atendimento Presencial Excepcional”, ocorrente apenas duas vezes por semana, em horário reduzido, sendo, ainda por cima, o Atendimento Telefônico, uma “Via Crucis” para quem se arrisca a trilhar esse caminho.

 

O “Perrengue” da Atualização Cadastral
do Banco no Rio de Janeiro


No dia 1º de agosto, foi lançada a campanha de Atualização Cadastral no BC do ano de 2022.

É importante ressaltar que esta atualização não se refere à “Prova de Vida” que todo Aposentado e Pensionista tem de realizar no mês de seu aniversário.

Esta atualização utiliza o acesso ao sistema Meu SIG.

Até aí nada de mais.

Seria um procedimento rotineiro para um Servidor da ativa, mas infelizmente o mesmo não ocorre com os Servidores Aposentados e Pensionistas.

Devido àquilo que parece ser quase uma “Política de Abandono” dos Aposentados e Pensionistas do BACEN, os Colegas que não têm contato cotidiano com o Banco e seus sistemas devem procurar retirar senhas por intermédio de solicitação ao e-mail suporte.ti@bcb.gov.br  ou pelos telefones (61) 3414-2156 ou (61) 3414-3109.

Caso ainda não tenha uma conta de Aposentado (QUERJ.XXXX), você deve entrar em contato com o BC Pessoas, por meio de canal de atendimento específico, o bcpessoas.riodejaneiro@bcb.gov.br .

Toda esta movimentação se dá de forma automática?

Não.

Tem de esperar resposta…

É necessário enviar a solicitação de senha, esperar a resposta, fazer a alteração da senha para depois tentar efetivar a sua entrada no Meu SIG.

Você conseguiu?

Avance uma pedra no tabuleiro…

Não conseguiu?

Repita a operação e espere outro dia para, com nova senha, tentar de novo…

Conseguiu desta vez?

Sim!!!

Posso fazer as alterações devidas?
Não necessariamente…

Existem campos que não são alteráveis.

Para estes são necessários novos contatos e envio de documentação.

Posso ir ao Banco e resolver diretamente na COPES-RJ?

É claro que não!!!

Na cartilha do DEPES isto é quase uma heresia…

Só são atendidos, duas vezes por semana, em horário reduzido, casos considerados extraordinários, desde que previamente agendados (se não agendar previamente, nem sobe pro andar da COPES…).

Poderia ser melhor?

Com certeza!!!

Mas é o que acompanhamos com frequência nos últimos tempos: a palavra de ordem é “Vire-se!”.

Quem mandou não nascer PIX?

PS: É importante esclarecer que o Sinal-RJ não tem como interferir, de nenhum modo, nesse processo, pois se trata de ato administrativo do Banco.

O que o Sinal-RJ pode, deve, tem que fazer é cobrar do DEPES que faça sua parte, ou seja, ofereça aos Servidores Aposentados e Pensionistas um processo de Atualização Cadastral que respeite esses Colegas, levando em conta, minimamente, as dificuldades existentes, principalmente entre os mais idosos, no trato com a Informática.

 

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE
PROVA DE VIDA

VISITE A PÁGINA DE CONVÊNIOS
E CONHEÇA AS VANTAGENS
DE SER FILIADO AO SINAL-RJ

TELEFONES ÚTEIS
CLIQUE AQUI

Os Demonstrativos Contábeis de Junho-2022 e anteriores estão disponíveis para consulta no Portal Sinal – Demonstrativos Contábeis – Área Restrita a Filiados.

O Sinal-RJ se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre
os Demonstrativos Contábeis por intermédio do e-mail financeirorj@sinal.org.br

Sinal: 1.323 Filiados no Rio de Janeiro, em 17.08.2022

Diga pelo que você quer lutar!

LUTE JUNTO COM O SINAL!

Não deseja mais receber o Apito Carioca? Clique aqui para descadastrar-se.

SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 – Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 20.071-002. Tel.: (21) 3184-3500. E-mail: sinalrj@sinal.org.br

Edições Anteriores
Matéria anteriorParticipe e interaja na AGN virtual, marcada para hoje às 14h
Matéria seguinteSINAL reforça solicitações e apresenta novos requerimentos à Dirad