Edição 214 – 18/12/2018

Sinal se reúne com servidores do BCB em Salvador


O presidente do Sinal, Jordan Pereira, se reuniu com servidores do BCB lotados em Salvador, na última sexta-feira, 14 de dezembro. Em destaque, as pautas mais relevantes na agenda da categoria, como a reestruturação da carreira de Especialista, PASBC e o possível adiamento dos reajustes. O diretor de Relações Externas, Epitácio Ribeiro, e o presidente regional, Manoel Cunha, também representaram o Sindicato no encontro.

A delegação do Sinal relatou o andamento das tratativas e ações sobre os diversos temas.

Na ocasião, Jordan rememorou correspondência encaminhada à equipe de transição de governo, na última semana, em que o Sindicato defende regulamentações no sentido de conferir maior autonomia ao BCB e ao corpo funcional em suas competências e se prontifica a debater este e outros assuntos inerentes à Autoridade Monetária. Relembre aqui.

Em relação ao PASBC, o presidente do Sinal, falou dos resultados aferidos na mais recente votação eletrônica, em que participantes de todo o país rejeitaram qualquer alteração ao modelo contributivo, que estabeleça percentuais de contribuição acima dos limites atualmente previstos. As opiniões registradas na pesquisa reforçam posicionamento já expresso anteriormente pelo Conselho Nacional do Sindicato e subsidiarão a continuidade dos debates com o Depes. Veja aqui.

Ponto de apreensão da categoria, a Medida Provisória (MP) 849/2018 também teve espaço na reunião. Epitácio Ribeiro falou das ações empreendidas no Legislativo e no Judiciário contra o adiamento dos reajustes previstos em lei. Reveja aqui, aqui e aqui. Com a matéria parada no Congresso Nacional, à espera dos trabalhos da Comissão Mista destinada a analisar o assunto, as carreiras abarcadas pela medida aguardam que o Supremo Tribunal Federal (STF) impeça o adiamento antes do fim dos trabalhos da Corte em 2018.

A Instrução Normativa (IN) nº 2, do MPDG, que estabelece diretrizes para a jornada de trabalho dos servidores, e a ação dos 28,86% também estiveram presentes na agenda de diálogos da última sexta-feira.

Confraternização

Após o encontro, o presidente do Sinal participou do almoço de confraternização dos filiados na capital baiana.

Edições Anteriores
Matéria anteriorFonacate dialoga com equipe de transição de governo
Matéria seguinteConfraternização de Natal