Edição 217 – 3/12/2021

Sinal sugere debate sobre reajuste e valorização do serviço público na CMO


O Sinal mantém a agenda de encontros com parlamentares integrantes da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional. Na quarta-feira, 1º de dezembro, o diretor de Relações Externas do Sindicato, Francisco Tancredi, se reuniu com o deputado André Figueiredo (PDT/CE) e, nesta quinta-feira, 2, o encontro foi com o deputado Sanderson (PSL/RS).

Nas oportunidades, Tancredi sugeriu a realização de audiências públicas no âmbito da CMO para tratar, não só da questão referente ao reajuste salarial, mas das demandas gerais da Administração Pública. O objetivo é consolidar um debate com vistas à valorização do serviço publico e da classe. E, para isso, é fundamental que o Sinal, enquanto representante sindical da categoria, e as associações que congregam os servidores sejam ouvidos pelo colegiado.

A preocupação com o estabelecimento de uma discussão mais ampla, no sentido do fortalecimento e proteção do corpo funcional e dos órgãos do Estado, se dá, em grande parte, pela série de ameaças em curso, sendo a principal delas a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – reforma administrativa – que tramita na Câmara dos Deputados.

Nas reuniões com os membros da CMO, o Sindicato apresenta, ainda, os dados referentes às perdas salariais dos últimos anos, que evidenciam o arrocho remuneratório de mais de uma década.

A busca do Sinal pelo reajuste salarial se dá também diante da Diretoria do Banco Central do Brasil e da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), do Ministério da Economia.

Mobilização

Em defesa do reajuste salarial, de um acordo na ação dos 28,86% e contra o desmonte do serviço público, a próxima quarta-feira, 8 de dezembro, é dia de luta. O objetivo da mobilização nacional é pressionar a Diretoria do BC, em especial o presidente, Roberto Campos Neto, em face da omissão diante das reivindicações dos servidores, e engrossar o enfrentamento da classe à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – reforma administrativa.

Das 15h às 17h haverá um assembleato virtual, para a discussão das demandas da categoria e dos rumos da luta. Em Brasília, haverá, ainda, uma concentração em frente ao edifício-sede da Autarquia, a partir das 15h, e o deslocamento até o Anexo II da Câmara dos Deputados, para participação em ato público do conjunto do funcionalismo contra a PEC 32/2020. O Sinal oferecerá transporte aos interessados.

Edições Anteriores
Matéria anteriorPASBC e reajuste a celetistas também foram temas de reunião com a Dirad
Matéria seguinteParticipe do tradicional Almoço dos servidores do BC