Edição 120 - 18.11.2022

SUBSÍDIO, SEMPRE!


(Por Paulo Eduardo de Freitas, primeiro presidente do Sinal, Servidor Aposentado do BCB)

Há mais de década debatemos e defendemos o subsídio. Um tema sempre presente para nós pela extrema relevância de que se reveste.

Lembremo-nos de que ele foi implantado no Banco Central em combinação à reestruturação da carreira, que reduziu a distância entre a menor e a maior remuneração pecuniária, justamente para favorecer os novos servidores.

Para que essa redução fosse implantada, houve congelamento da remuneração dos servidores no topo da carreira, que extrapolassem o teto, até que esse extra teto fosse absorvido pelos novos reajustes. Um sacrifício foi imposto.

O subsídio reuniu todas as verbas remuneratórias então existentes, a começar pelo Vencimento básico.

O subsídio foi uma garantia dada pelo Banco Central aos servidores aposentados ou que viessem a se aposentar de que por meio dele não haveria defasagem da remuneração com os servidores da ativa, posto que vedada está a inclusão de outras verbas remuneratórias, bem como verbas discriminatórias (dar a um segmento, sem dar a outro).

Uma perda no momento da implantação, por uma estabilidade remuneratória futura garantida.

Diante das garantias dadas – SUBSÍDIO, SEMPRE -, houve aceitação da reestruturação que favoreceu diretamente os novos servidores e aqueles que viessem a ingressar na Instituição.

A eventual perda do subsídio será a reimplantação do Vencimento Básico e de diversas verbas remuneratórias como gratificações, adicionais, auxílios, abonos, e mais o que se inventar. Tais verbas não são, em regra, extensíveis aos aposentados e pensionistas. Em outras palavras, será o massacre da remuneração dos aposentandos, aposentados e pensionistas.

No meio de tantos debates, com pareceres jurídicos, apenas pareceres, para lá e para cá, uma tomada de posição é fundamental.

Por tudo: SUBSÍDIO, SEMPRE. INEGOCIÁVEL.

Como votar?Para acessar a área de votação, será necessário informar login e senha, os mesmos já utilizados no site do SINAL. Caso não lembre a senha ou não seja filiado, o servidor deverá clicar em “Não tem ou esqueceu a senha?” para cadastrar uma chave de acesso. Caso não consiga criar a senha, entre em contato conosco pelo endereço mudarosinal@sinal.org.br.

Orientamos aos aposentados e pensionistas não filiados (que não possuem e-mail cadastrado no SINAL) que entrem em contato com a regional do Sindicato em sua praça para confirmar o seu endereço de e-mail (que será necessário na hora de criar a senha).

Participe e ajude a definir os rumos da atuação sindical em defesa de toda a categoria.

(Extraído do Apito Brasil, Edição 211 – 16/11/2022).

 

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS
INFORMAÇÕES SOBRE
PROVA DE VIDA

VISITE A PÁGINA DE CONVÊNIOS
E CONHEÇA AS VANTAGENS
DE SER FILIADO AO SINAL-RJ

TELEFONES ÚTEIS
CLIQUE AQUI

 

Os Demonstrativos Contábeis de Setembro-2022
e anteriores estão disponíveis para consulta  no
Portal Sinal – Demonstrativos Contábeis – Área Restrita a Filiados.

O Sinal-RJ se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre
os Demonstrativos Contábeis por intermédio do e-mail financeirorj@sinal.org.br

Sinal: 1.324 Filiados no Rio de Janeiro, em 18.11.2022

Diga pelo que você quer lutar!

LUTE JUNTO COM O SINAL!

Não deseja mais receber o Apito Carioca? Clique aqui para descadastrar-se.

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorVotação eletrônica da pauta reivindicatória da 29ª AND
Matéria seguinteSINAL e Fonasefe apresentam pleitos à equipe de transição