Edição 117 – 14/7/2020

Teletrabalho: Fonacate inicia tratativas com governo


Dando início às tratativas acerca da regulamentação relativa ao teletrabalho, pós-pandemia, no âmbito do serviço público federal, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) se reuniu, por videoconferência, com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP), do Ministério da Economia, nesta segunda-feira, 13 de julho. O encontro é um desdobramento da reunião entre as entidades e a SGP na última semana. Relembre na edição 113 do Apito Brasil.

Os representantes do Fórum observaram a necessidade de uma ruptura com modelos ultrapassados de gestão sem sintonia com o princípio da boa-fé. Destacou-se, também, que a modalidade pode favorecer as chefias, que conseguirão focar mais na qualidade das entregas e menos no “microgerenciamento” das horas trabalhadas pelo servidor.

A delegação do Fonacate ainda pontuou que não faz sentido exigir dos servidores que estiverem trabalhando à distância uma produtividade maior do que nas atividades presenciais.

Para o secretário adjunto da SGP, Fábio Teizo, é possível conjugar produtividade com melhoria na qualidade de vida dos servidores. A equipe da Secretaria informou que está preparando novos normativos, absorvendo experiências de órgãos que já se encontram em diferentes estágios de maturação de seus próprios modelos e reafirmou o compromisso de dialogar com o funcionalismo na construção de soluções de aprimoramento do serviço público brasileiro.

*informações: Ascom Fonacate

Edições Anteriores