Edição 89 – 3/6/2020

Trabalho remoto: pesquisa com servidores aponta avaliação positiva


Pesquisa realizada pelo Sinal nos dias 26 e 27 de maio* com o corpo funcional do BCB aponta uma avaliação positiva do trabalho remoto instituído em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Participaram, ao todo, 1.117 servidores ativos, das dez praças da Autarquia, dos quais 98% estão exercendo suas atividades à distância.

Perguntados sobre o sentimento em relação ao trabalho remoto, neste momento, 75% dos entrevistados se mostraram “tranquilos”. Em outra questão, 70% afirmaram que estão conseguindo, “com tranquilidade”, conciliar os compromissos profissionais com os afazeres domésticos. Para 93%, os gestores de suas equipes têm conseguido administrá-las à distância.

Os números respaldam o entendimento do Sinal, de que o momento requer manutenção da vigilância e dos cuidados à saúde, frente ao crescimento do número de óbitos – já são mais de 30 mil – e contaminações pela Covid-19. Ainda na pesquisa, 68% responderam que estão atentos, porém, calmos em relação ao atual momento.

O Sindicato reafirma a defesa pela manutenção do trabalho remoto, como forma de garantir a serenidade necessária para que os servidores do BC possam desempenhar, com a excelência costumeira, suas atribuições, neste momento complicado para o país. Cabe à administração da Casa, em reconhecimento à atual realidade e em respeito ao corpo funcional, não precipitar desnecessariamente o retorno ao trabalho presencial e, assim, zelar pela saúde de quem, de fato, constrói, há décadas o Banco Central do Brasil.

O Sinal agradece a todos que contribuíram com a pesquisa.

Veja aqui o resultado completo.

*A Pesquisa foi concebida pelo Sinal-DF e aplicada, inicialmente, em Brasília e Belo Horizonte, sendo, posteriormente – nos dias 26 e 27 de maio –, estendida às demais praças do BCB.

Edições Anteriores
Matéria anterior“Trabalho presencial: já é hora de voltar?”
Matéria seguinteWebinar Sinal: retorno ao trabalho presencial será tema de debate na próxima quinta-feira, 4