Edição 148 – 10/11/2014

XXVI AND de Manaus reafirma o Sinal na vanguarda do sindicalismo de servidores públicos


Terminou mais uma AND, a XXVI Assembleia Nacional Deliberativa, realizada na cidade de Manaus, de 3 a 9 do corrente mês, certamente um marco nos 26 anos de história do Sinal.

apoio-xxvi-and

Foi a primeira AND a abrir com um evento explícito – e muito bem recebido – de apoio à sociedade, na busca de soluções para seus problemas e reivindicações, cujo atendimento passa certamente pelo Banco Central. 

Com a participação do Sinal, a AND iniciou-se na manhã de 3 de novembro em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, visando a instalação de uma representação da autoridade monetária na capital, Manaus. O evento, “Pela Criação de uma Regional do Banco Central no Estado do Amazonas”, com ampla cobertura da mídia, trouxe à luz os problemas referentes à fiscalização insatisfatória, à falta de ação local na política de incentivo à inclusão bancária, ao atendimento adequado às cooperativas de crédito e ao consumidor bancário, da falta de troco para o comércio, e, em especial para a população mais carente, prejudicada no recebimento integral de seus benefícios. Também houve reclamações de industriais do Polo devido a necessidade recorrente de viajar a Brasília para a solução de problemas operacionais junto aos bancos. 

A falta de moedas, propriamente dita, e de notas de pequeno valor, que tem prejudicado muito o comércio local, motivou o encontro do presidente do Sinal, Daro Piffer, com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara Municipal de Manaus, Álvaro Campelo, que requer providências imediatas por parte da Autarquia (Apito 147). 

Os trabalhos da AND foram iniciados ainda na tarde do dia 3, com o debate “Banco Central: autonomia, descentralização e desenvolvimento”, com a participação do deputado Edmilson Rodrigues, ex-prefeito de Belém, eleito em outubro para a Câmara Federal. Edmilson, que já participara da audiência na ALEAM, ao lado da senadora Vanessa Grazziotin e do deputado estadual Wilson Lisboa, entre outros parlamentares, empresários e comerciantes, esteve nos eventos do Sinal representando a Frente Parlamentar em Defesa do Banco Central da Amazônia, da Assembleia Legislativa do Pará. 

Com a realização destes eventos o Sinal reafirma seu papel de vanguarda junto às carreiras de Estado e no movimento sindical trazendo, entre tantas outras lutas em defesa do serviço e dos servidores públicos, nossa proposta do “Sistema Financeiro Cidadão”, cuja regulamentação, uma dívida de 26 anos do Congresso Nacional com a população, tramita no Senado por meio de projeto de lei idealizado e apresentado pelo Sinal em 2013 (PLS 363/2013). 

Nos dias seguintes ao histórico evento, a plenária, formada por 84 delegados eleitos em todas as regionais, passou a discutir os rumos do sindicato, primeiramente avaliando as propostas oriundas do grupo 1 que, resumidamente, tratou das atividades, dos objetivos e do custeio do sindicato. 

O segundo grupo tratou da organização e da forma de participação da categoria nas diversas instâncias do sindicato e, ao final, foi discutida a campanha salarial e a pauta de reinvindicações para os próximos anos, tendo sido eleita, na AND, uma delegação para participar no Seminário dos Servidores Públicos Federais a realizar-se no próximo fim de semana, em Brasília. 

O Apito Brasil comentará, em edições vindouras, algumas deliberações, salientando-se que a pauta de reivindicações deverá ser submetida à avaliação da categoria como um todo, conforme reza o Estatuto. 

Cabe ainda registrar que, diferentemente das últimas ANDs, esta exauriu a pauta proposta, sem estender as votações noites adentro e sem a necessidade de uma nova rodada de complementação. Para tanto, foi de fundamental importância a organização, a participação dos conselheiros e filiados nos grupos de discussão, com ideias e propostas, a dedicação dos coordenadores e relatores dos grupos e o elevado espírito colaborativo de todos os delegados presentes.

Agradecemos, assim, a todos os que participaram desta XXVI AND pelo sucesso na realização dos trabalhos. 

DIREX

Edições Anteriores
Matéria anteriorEntidades entregam propostas a Aécio Neves
Matéria seguinteServidores federais preparam Campanha Salarial Unificada para 2015