Edição 97 – 8/7/2015

Fórum dos SPF confronta e exige melhor proposta do governo


Durante reunião com secretário Sérgio Mendonça na tarde desta terça-feira, 7, servidores sinalizaram negativamente ao índice de reajuste ofertado e cobraram, mais uma vez, resposta aos demais itens da pauta unificada

Por Samuel Oliveira

DSC_0585 (Small)

O entendimento é unânime. Os servidores federais consideram insuficiente o índice de reajuste salarial oferecido pelo governo. Em reunião com secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT) do MPOG, Sérgio Mendonça, na tarde desta terça-feira, 7 de julho, as carreiras sinalizaram negativamente e cobraram a melhoria da proposta, bem como o atendimento a demandas específicas e outros itens da pauta unificada construída pelo Fórum dos SPF. O presidente nacional, Daro Piffer, e o diretor de Assuntos Jurídicos do Sinal, Jordan Alisson, representaram o Sindicato na ocasião.

Escolhido como um dos interlocutores do Fórum para a reunião desta terça, Daro Piffer enfatizou a insuficiência da proposta (indicativo aprovado pelos servidores do BC, em AGN), principalmente pelo caráter plurianual do índice ofertado, e afirmou que um acordo sob estas condições pode ser “muito pior” do que o assinado em 2012. Segundo o presidente nacional do Sinal, as perspectivas de inflação do Executivo para 2017, 18 e 19 (4,8%; 4,5% e 4,5%, respectivamente) são mais “ilusão inflacionária”, do que projeção. “O governo não coloca a inflação na meta, mas quer fazer isso com os nossos salários”, concluiu.

No encontro, os servidores reivindicaram, mais uma vez, um posicionamento do governo sobre demais itens da pauta, como a regulamentação da Convenção 151 (OIT) e questões que envolvem a correção de benefícios. Também cobraram a retomada das mesas setoriais, estagnadas desde a primeira quinzena do mês de maio. Sobre os assuntos, Mendonça afirmou que o governo está disposto a negociar e que as conversas podem avançar por outras frentes, que não sejam as relacionadas apenas ao aumento salarial.

Ao fim da reunião, em conversa com a imprensa, Mendonça afirmou que tamanha rejeição dos servidores preocupa, mas que hoje o Executivo “insiste” numa proposta de reajuste plurianual, mesmo que aberta a “revisões” nos anos seguintes. De acordo com Daro Piffer, há uma disposição das duas partes pela aproximação dos anseios de governo e servidores e é plenamente possível a chegada a um acordo em tempo hábil.

Apesar do pedido de nova etapa da mesa negocial para a próxima terça-feira, 14, o MPOG estabeleceu o dia 21 de julho como data-limite para outro encontro entre governo e servidores públicos. E, em encontro mais cedo com outras carreiras, o secretário teria dito que as mesas setoriais serão retomadas a partir da semana que vem.

Edições Anteriores
Tags:

Publicações Relacionadas:


Matéria anteriorDesmontado as falácias do governo: a “tolerância social” com as despesas de pessoal da União
Matéria seguinte