Edição 199 – 11/11/2019

Reforma administrativa e pacote econômico do governo na agenda da semana


Está prevista para esta semana a apresentação, por parte do governo, da proposta de reforma administrativa ao Congresso. Tendo em vista o que já vem, há algum tempo, sendo aventado, inclusive por fontes do próprio Executivo, a matéria deve se fixar em três eixos: redução do número de carreiras, flexibilização da estabilidade para novos servidores e salários de entrada menores.

A estas medidas, somam-se as disposições do pacote econômico entregue ao Senado Federal na última semana, entre elas: congelamento remuneratório, entraves à licença capacitação e redução salarial mediante diminuição proporcional da jornada de trabalho.

O Sinal, nas diversas instâncias de articulação do funcionalismo em que atua, já iniciou os debates, com o objetivo de defender os direitos da classe e, em conjunto com as demais entidades do serviço público, garantir a continuidade do atendimento adequado às necessidades da sociedade brasileira.

Em reunião neste fim de semana, o Conselho Nacional do Sindicato avaliou os próximos passos da mobilização dentro do Banco Central, bem como em parceria com outras representações do funcionalismo. Na quarta-feira, 13 de novembro, encontro marcado com as demais integrantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) para um aprofundamento da compreensão dos termos e impactos da reforma administrativa.

Também na quarta-feira, em assembleia geral, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) dará seguimento aos diálogos e definirá os rumos do enfrentamento e da interlocução no Congresso e junto ao Executivo.

Movimentação também da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, que mantém a agenda semanal de trabalhos no Legislativo, acompanhando e discutindo as matérias que afetam a categoria. Em vídeo divulgado pelo coletivo na última sexta-feira, 8, o presidente do Sinal, Paulo Lino, faz um diagnóstico do redesenho do Estado, em curso desde a edição da Emenda Constitucional 95 (teto de gastos), e seus efeitos na sociedade.

“Um estado precarizado significa serviços públicos precarizados e grande dificuldade para aquela parte da população mais vulnerável, que precisa destes serviços”, afirma Lino.

Assista ao vídeo clicando aqui.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSINAL EM AÇÃO
Matéria seguinteEstudo traz síntese da agenda econômica do governo pós-Previdência