Clique no título para ler as matérias na íntegra

Número 41 - 17/12/2015

Apito Brasil – Isto é QVT! – Nº 41

Prezados colegas, Após longo período, durante o qual o Sinal mobilizou a maior parte dos seus recursos humanos e materiais na luta pela nossa pauta negocial, retomamos aqui nosso diálogo mais institucional, digamos assim, quanto ao tema QVT. E isso porque, embora tivéssemos continuado a manter, nesse período, conversas e contatos mais diretamente, procurando identificar e atender às diversas demandas da área de QVT, é sempre importante um posicionamento mais amplo e geral, de nossa parte, para toda a Comunidade BCB. Como novidade, temos a mudança na denominação do nosso informativo, o Apito Brasil: Isso é QVT! A partir desta


Flexibilização da jornada de trabalho: por que isso é QVT?

Sob o ponto de vista de QVT, entendemos que o principal motivo de insatisfação do servidor está na alienação da elaboração da atividade de trabalho em relação a sua execução. Essa separação entre planejamento e execução, institucionalizado no BCB em diversas áreas, além de produzir mal estar ao servidor, que não se sente parte da elaboração do seu processo de trabalho, traz perda de produtividade, uma vez que não permite a plena utilização dos recursos humanos de que a instituição dispõe.


A atuação de QVT até o momento

Inicialmente, destacamos a importância do trabalho coletivo dos que entendem a necessidade de conjugar esforços para melhorar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no Banco Central do Brasil (BCB). Assim, ressaltamos esse grande apoio que a Diretoria de QVT tem recebido dos colegas da instituição. As informações e dados recebidos têm se mostrado fundamentais para melhor entendermos as demandas dos participantes da Comunidade BCB na nossa área de atuação. Os retornos aos nossos comunicados, com críticas e sugestões recebidos ao longo deste ano, também se somam a essa atuação coletiva.


Número 40 - 24/8/2015

Apito Brasil – Isso é QVT! – Nº 40

Prezad@s,  Agradecemos o retorno que tivemos de vários colegas sobre a última edição do Apito Brasil – Isso é QVT!  Os que se dispuseram a colocar por escrito o que consideram mais relevante para melhorar sua qualidade de vida no trabalho mostram possuir espírito participativo e vontade de mudar o dia a dia, seu e de todos. Isso é importante e necessário sempre, em especial nos tempos presentes.  O primeiro texto deste Apito busca dar uma resposta a essa primeira interlocução, continuando a discussão sobre a flexibilização da jornada de trabalho e levantando outras demandas mais específicas da Comunidade BCB. 


Retorno às colocações dos colegas sobre o Isso é QVT! Nº 39

Agradecemos a resposta que vários colegas nos deram sobre o que colocamos para discussão no último Apito Brasil – Isso é QVT!  Procuramos fazer um apanhado geral, sem citar nomes, das contribuições recebidas nessa interlocução. 


Flexibilização da jornada de trabalho: o que temos de avanço?

A preocupação com a flexibilização da jornada de trabalho não é apenas assunto nosso, servidores do BC. A diferença é que em outros órgãos do setor público esse processo está em fase mais avançada. 


A volta do VemSer e as alterações no programa de licença-capacitação

A semana passada trouxe duas iniciativas por parte da Administração do Banco Central que mostram avanço no atendimento das demandas dos servidores desta casa: a reabertura do VemSer e a alteração do programa de licença-capacitação


Número 39 - 3/8/2015

Campanha negocial e QVT, o que isso tem a ver com o nosso dia a dia?

As atribulações de um ano em que o sindicato e a categoria têm se desdobrado em ações para conseguir as melhores condições possíveis para o atendimento das demandas remuneratória dos servidores podem fazer parecer que os problemas do seu dia a dia no trabalho foram esquecidos. Isso não é verdade, como discutiremos neste espaço do Apito QVT.


Catraca e raio X no nosso dia a dia: isso não é QVT!

Este ano de 2015 tem mostrado que permanece corrente uma falta de transparência nas decisões tomadas por parte da administração central do Banco Central. Algumas delas vão de encontro a vários tópicos caros à QVT. A pouca prática do diálogo entre o sindicato e a administração, ausente no atendimento de algumas das demandas da área, pode levar ao aprofundamento de problemas já existentes e ao surgimento de novos.


Edição 36 - 1/9/2014

FLEXIBILIZAÇÃO DA JORNADA  DE TRABALHO NO BCB

NÃO DEIXE DE CONHECER PROPOSTAS CONCRETAS DE SOLUÇÃO A RESPEITO DAQUELA QUE É A PRINCIPAL  DEMANDA DE QVT DOS SERVIDORES DA ATIVA DO BCB   Clique aqui para acessar a íntegra do Relatório de Grupo de Trabalho criado pelo Sinal. 


Edição 35 - 15/7/2014

QVT E REFORMA DA SEDE DO SINAL-RJ

Reproduzimos, a seguir, o Informativo Apito Carioca QVT nº 34, 
de 14.7.2014:


 O SINAL-RJ PRETENDE REALIZAR REFORMAS 
NAS INSTALAÇÕES DE SUA SEDE

(e o que cada um de nós, todos nós, temos a ver com isso?)


Edição 34 - 16/6/2014

SINAL MARCA FORTE PRESENÇA EM DESTACADO EVENTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO INTERNACIONAL

 



 

Realizou-se, de 3 a 5 de junho de 2.014, em Porto Alegre (RS), o 6º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público.

Coordenado por José Vieira Leite (diretor de Qualidade de Vida do Sinal), o Encontro contou, entre seus palestrantes, com Jordan Alisson Pereira (diretor de Assuntos Jurídicos do Sinal), Luis Carlos Paes de Castro (diretor de Relações Externas do Sinal) e Márcio Silva de Araujo (diretor de Comunicação do Sinal-RJ).  


Edição 33 - 24/4/2014

PASBC: A HORA É AGORA!  O SINAL PEDE  SEU VOTO PARA CANDIDATOS COMPROMETIDOS COM NOSSO PROGRAMA DE SAÚDE!

  Colega, Estão sendo realizadas, até o fim do dia de amanhã, 25.04.2014, 6a.-feira, eleições para o Comitê Gestor e para o Conselho Fiscal do PASBC. O Sinal está pedindo o seu voto para os colegas mais abaixo apresentados.   Tal pedido de voto leva em conta, de uma parte, o compromisso por eles firmado junto a nosso Sindicato de lutar pela efetiva implementação das propostas para o PASBC aprovadas na mais recente – a XXV – Assembleia Nacional Deliberativa do Sinal, que são:  a) Fortalecer as estruturas administrativas ligadas ao Depes nas regionais, com a criação de cargos de


Edição 32 - 22/4/2014

PASBC – A hora é agora! Sinal pede seu voto para candidatos comprometidos com o nosso programa de saúde

Colega, Vêm aí as eleições para o Comitê Gestor e para o Conselho Fiscal do PASBC.  O Sinal está pedindo o seu voto para os colegas a seguir apresentados.  Tal pedido de voto leva em conta, de uma parte, o que cada um deles registra em seu Minicurrículo (o que, por certo, indica, fortemente, o que eles poderão continuar a fazer pela manutenção e aprimoramento de nosso Plano de Saúde):   I – CANDIDATOS AO COMITÊ GESTOR DO PASBC.   VOCÊ PODE VOTAR EM ATÉ TRÊS CANDIDATOS. A NOSSO VER, VOCÊ PODE – E DEVE! – VOTAR NOS TRÊS CANDIDATOS,


<< Anterior | 12 | Próxima >>