Edição 092 – 25/08/2022

SINAL-RJ SOLICITA PRORROGAÇÃO DA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

Sinal-RJ em Permanente Defesa dos Servidores
Aposentados e Pensionistas!!
!

ATENÇÃO: A ATUALIZAÇÃO CADASTRAL-2022 JUNTO AO BANCO NÃO DIZ RESPEITO AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS “CELETISTAS” VINCULADOS À CENTRUS, SE REFERINDO, ISSO SIM, AOS COLEGAS “RJU”

 

Clique aqui para ler a Matéria “O ‘Perrengue’ da Atualização Cadastral do Banco no Rio de Janeiro”, publicada na Edição 88, de 16.08.22, do Apito Carioca.

Clique aqui para ler a Matéria “Sinal-RJ Solicita Prorrogação da Atualização Cadastral”, publicada na Edição 89, de 17.08.22, do Apito Carioca.

Veja, a seguir, o Passo-a-Passo para a Atualização Cadastral junto ao Banco dos Servidores Aposentados pelo Regime Jurídico Único (RJU), através do novo portal MEU SIG.
(Fonte: ABACE).

Orientações para o acesso ao sistema de cadastro MEU SIG – BACEN.

O Bacen está promovendo a atualização cadastral dos seus servidores aposentados através do novo portal MEU SIG.

Atenção: recomenda-se o acesso utilizando um computador. O portal apresenta a visualização de algumas funcionalidades prejudicadas nos celulares e dispositivos móveis.

Passo 1 – Acessar o portal MEU SIG:

Ao acessar o portal através deste link: https://www3.bcb.gov.br/sig/home   será necessário colocar o seu LOGIN E SENHA.

O modelo de login para este portal em específico é o que possui o formato: “QUEDF.NOME”.

Exemplos: QUEDF.JOÃO, QUEDF.MARIA, QUEDF.FULANO…

*Foram relatados erros ao tentar utilizar o CPF no campo em vez do login no modelo QUEDF.NOME.

Caso não tenha ou não lembre de possuir um login neste modelo, entre em contado com o Bacen no número: 3414 – 2156 (DEINF) opção 1 e solicite um login e senha para o primeiro acesso ao portal MEU SIG.

Siga as instruções do atendimento.

Após esta etapa você poderá entrar no portal MEU SIG : https://www3.bcb.gov.br/sig/home

Passo 2 – Verificando os dados cadastrais:

Ao entrar dentro do portal irá abrir uma lista com todos os seus dados. Atualize os dados como endereço, telefones, e-mail e informações dos dependentes.

No final da página haverá o botão ” Confirmo que os dados cadastrais estão atualizados” para finalizar o processo. Caso falte alguma informação ou algum campo seja preenchido de forma incorreta será mostrado um relatório com os erros que devem ser corrigidos.

A seguir estão alguns erros relatados pelos aposentados até o momento:

1 – O número do apartamento ou da casa está no campo errado do cadastro. Clique no campo “editar” para colocar o número do endereço no campo correto e clique em salvar.

SINAL-RJ SOLICITA PRORROGAÇÃO
DA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

O Sinal-RJ, ontem, enviou o seguinte
E-mail para a COPES-RJ:

Também ontem, a COPES-RJ encaminhou a seguinte resposta àquele E-mail do Sinal-RJ:

Senhores,

A mensagem a seguir já foi encaminhada ao Depes.
Att.

Maurício Cutrim da Cunha Fernandes
Coordenador
ADRJA – Gerência Administrativa no Rio de Janeiro
COPES – Coordenação de Recursos Humanos
Tel.: +55 (21) 2189-6171 ou 3441-6171
Email: mauricio.fernandes@bcb.gov.br

Ambas as Mensagens acima mencionadas se referem à seguinte Solicitação do Sinal-RJ:
O Sinal-RJ,

Diante das imensas – por vezes intransponíveis!!! – dificuldades encontradas por um número expressivo de Servidores Aposentados e Pensionistas para a realização da Atualização Cadastral no BC do ano de 2022,

Solicita à COPES-RJ que realize gestões junto ao DEPES, visando a Prorrogação do Prazo de Entrega daquela Atualização, por mais quatro meses, ou seja, até 31.12.2022,

Para que seja possível:

1 – O aprimoramento do Sistema ora utilizado, que contém uma série de inconsistências que dificultam, extraordinariamente, a Atualização Cadastral.

2 – A indispensável consideração das grandes dificuldades no trato com a Informática apresentadas por parcela mais do que considerável do Público-Alvo, principalmente em seu estrato de idade mais avançada.

3 – O minimamente adequado Atendimento Presencial e Via Telefone do Público-Alvo, hoje com mais de trezentas Senhas solicitadas para “Atendimento Presencial Excepcional”, ocorrente apenas duas vezes por semana, em horário reduzido, sendo, ainda por cima, o Atendimento Telefônico, uma “Via Crucis” para quem se arrisca a trilhar esse caminho.

2 – A necessidade de ter um endereço, telefone e e-mail definidos como “principal” no cadastro. Para isso, clique no símbolo de editar e no campo “principal” trocar de “não” para “sim

3 – Incluir o nome da mãe do cônjuge no cadastro.

4 – Incluir o nome da mãe ou pai dos dependentes.
O sistema só irá aceitar a atualização do cadastro quando todos os erros e campos necessários forem preenchidos.
Passo 3 – Comprovante de atualização:
Após a atualização dos dados cadastrais será gerado um comprovante. Caso queira imprimir ou salva-lo em seu computador, clique no botão ” Visualizar>>” no quadro Comprovante de atualização.

 

 

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Os Demonstrativos Contábeis de Julho-2022 e anteriores estão disponíveis para consulta no Portal Sinal – Demonstrativos Contábeis – Área Restrita a Filiados.

O Sinal-RJ se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas sobre
os Demonstrativos Contábeis por intermédio do e-mail financeirorj@sinal.org.br

Sinal: 1.322 Filiados no Rio de Janeiro, em 25.08.2022

 

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