Clique no título para ler as matérias na íntegra
Edição 302 - 17.07.2024
Edição 301 - 11.07.2024
PEC 65: CAI COMPLETAMENTE A MÁSCARA!
Pois é, foi o que bastou para que não uma, mas três emendas fossem anexadas à PEC para garantir que a Drex não impeça a necessidade de registros em cartórios, ou seja, um dos lobbies mais influentes do Congresso vai assegurar que os seus interesses não sejam tocados pelo BC com a ajuda da PEC 65.
Acabou!
A fantasia já foi toda pelo ralo!
Edição 300 - 08.07.2024
“…MERCADO ESPECULA PARA GANHAR MAIS…”
"...num momento como esse o mercado especula para ganhar mais e se tiver alguma fala fora de contexto ou questionando o mercado eles vão especular ainda mais para aumentar o ganho de capital no curto espaço de tempo". Senador Rogério Carvalho.

Reproduzimos, nesta edição do Apito Carioca, a Parte II da interessante entrevista concedida pelo Senador Rogério Carvalho (PT-SE) ao programa "Argumento", da TV Senado.
Edição 299 - 05.07.2024
PEC 65: “…ESSA PEC VAI VIRAR MAIS UMA CRISE INSTITUCIONAL PORQUE ELA VAI PARAR NO STF…”
"Eu diria que essa PEC vai virar mais uma crise institucional porque ela vai parar no STF e com certeza ela não prosperará. Eu não acredito que ela seja aprovada, e se for aprovada ela não prosperará porque isso fere a prerrogativa exclusiva do Executivo de mexer na sua estrutura de funcionamento, porque isso é prerrogativa exclusiva do Executivo, não é do Legislativo". Senador Rogério Carvalho.

Reproduzimos, nesta e na próxima edição do Apito Carioca, a interessante entrevista concedida pelo Senador Rogério Carvalho (PT-SE) ao programa "Argumento", da TV Senado.
Edição 298 - 01.07.2024
PORQUE DEVEMOS DIZER “NÃO!” À PEC 65 – PARTE VIII
Na Audiência Pública da CCJ do Senado, o senador Alessandro Vieira (MDB - SE) questionou “a razão para que se faça uma alteração tão substancial na Constituição”, uma vez que os defensores da PEC 65 o fazem sob a alegação de garantir “financiamento adequado para o Banco Central”.

“Eu me alinho ao desejo de garantia de firmeza orçamentária substancial, existem caminhos para isso, mas continuo com grandes dúvidas em relação à necessidade deste encaminhamento [uma emenda ao texto da Carta Magna]”, ponderou Vieira.
Edição 297 - 28.06.2024
PORQUE DEVEMOS DIZER “NÃO!” À PEC 65 – PARTE VII
Nesta edição do Apito Carioca destacamos a fala do senador Renan Calheiros (MDB - AL).
Na audiência, o senador Renan Calheiros (MDB - AL) questionou o momento em que a independência financeira do Banco está sendo pautada.
Edição 296 - 27.06.2024
PORQUE DEVEMOS DIZER “NÃO!” À PEC 65 – PARTE VI
Nesta edição do Apito Carioca destacamos a fala do Líder do Governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA).
O Líder do Governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), expôs as dúvidas que têm sido apontadas por ele aos colegas.
“Muita gente já está acordando para a PEC. Qual é o problema, de orçamento? Orçamento tem problema para todo mundo, não só para o BC. Tem problema para as universidades, para a PF, para o Exército. Alguém quer nadar de braçada? Quem é responsável pelo fiscal quer ter liberdade fiscal total?”, disse Wagner.
Edição 295 - 26.06.2024
PORQUE DEVEMOS DIZER “NÃO!” À PEC 65 – PARTE V
Nesta edição do Apito Carioca destacamos a fala do economista Luiz Awazu Pereira da Silva, ex-Diretor Geral Adjunto do BIS.
Luiz Awazu criticou a PEC 65/2023, que visa o estabelecimento da autonomia orçamentária e financeira da autoridade monetária.
Edição 294 - 25.06.2024
PORQUE DEVEMOS DIZER “NÃO!” À PEC 65 – PARTE IV
Nesta edição do Apito Carioca destacamos a fala do economista Paulo Nogueira Batista Jr., diretor executivo pelo Brasil e outros países no FMI, em Washington, DC.
A PEC 65/2023, que concede autonomia financeira e orçamentária à autoridade monetária, agrava problemas existentes atualmente, isola o BCB da órbita da administração pública e pode vir a ser contestada no Supremo Tribunal Federal (STF).
Edição 293 - 24.06.2024
PORQUE DEVEMOS DIZER “NÃO!” À PEC 65 – PARTE III
Nesta edição do Apito Carioca destacamos a fala do economista André Lara Resende, um dos "pais" do Plano Real.

Embora tenha defendido a necessidade de se aprimorar o “quadro institucional” das autoridades monetárias no Brasil e no mundo, André Lara Resende afirmou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023, que concede autonomia financeira e orçamentária ao Banco Central do Brasil, é um enorme retrocesso.
“O BC tem sido um órgão extraordinariamente competente. O BC precisa ter recursos em seu orçamento para manter um quadro bem remunerado e fazer investimentos necessários para a melhoria do sistema de pagamentos, que está em rápida mudança”, reconheceu Lara Resende.