SP Informa nº 01 - 11/01/2022

Servidores do BC debaterão as listas de entrega das comissões e das substituições nesta quinta. Participe!

Na quinta-feira, 13/1, a partir das 17 horas, haverá uma reunião entre os servidores do Banco Central do Brasil em São Paulo convocada de forma unificada pelo Sinal, SinTBacen e ANBCB.

A pauta do encontro será a mobilização dos servidores públicos agendada para o dia 18 de janeiro. Na ocasião também será debatida a lista eletrônica de entrega das comissões e das substituições, organizada em protesto contra a falta de isonomia da política salarial do governo e a omissão da Diretoria do BC quanto às reivindicações da categoria.

Recapitulando: Mobilização e unidade contra a desvalorização das carreiras

O calendário de mobilização das entidades se acelerou após a aprovação do Orçamento da União para 2022, com a previsão de reajuste salarial apenas para as carreiras da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do Departamento Penitenciário Nacional.

A passividade e indiferença da Diretoria do BCB, em especial do presidente Roberto Campos Neto, a respeito da valorização das carreiras da Autarquia junto ao parlamento e executivo foi patente. E o resultado da peça orçamentária aprovada é o aprofundamento ainda maior da assimetria remuneratória em relação a carreiras congêneres.

Com a não inclusão dos recursos para o reajuste salarial no Orçamento de 2022, o Sinal, o SinTBacen e a ANBCB decidiram intensificar a mobilização. A ação mais importante nesse sentido é a lista de entrega de comissões e das substituições eventuais, que já está disponível para ser assinada pelos servidores nesse link, e tem contato com grande adesão dos colegas.

No dia 18 de janeiro, terça-feira, os servidores públicos federais realizarão um dia nacional de lutas unificado, com um ato presencial na frente do prédio do BC em Brasília, com a participação de forma remota dos servidores de outras praças.

Já são muitos anos de arrocho remuneratório! Enquanto despesas com educação, moradia e energia elétrica, dentre outras, apontam aumentos significativos para 2022, a estagnação dos salários acentua a perda do poder de compra dos servidores da Autarquia.

Participe da reunião acessando esse link, a partir das 17 horas da quinta-feira, 13/1.

Vamos todos lutar pela Reestruturação de Carreira do BC! A união é a nossa força!


SP Informa nº 65 - 29/12/2021

SP Informa nº 64 - 28/12/2021

Luta que segue

No momento em que caminhamos para os dias finais de 2021, época em que a preparação das festas e o merecido descanso costumavam ocupar as nossas atenções e expectativas, nos encontramos em meio a mais um inaceitável golpe, contra os servidores do Banco Central e de tantas outras carreiras essenciais para o Estado brasileiro.

Assim deve ser percebida a manobra que, no apagar das luzes, aprovou um orçamento que congela por mais um ano o salário de todos os servidores públicos brasileiros, a exceção daqueles que atuam nas Forças de Segurança. Em verdade, os policiais podem não ser os únicos a verem os seus vencimentos crescerem, uma vez que juízes, políticos e outras careiras especiais não necessitam aumentar os ordenados por esse caminho legislativo.

Contra esse absurdo, a reação está sendo de enormes proporções e está apenas começando. Exemplos disso foram o manifesto dos Chefes de unidades do BC e os mais de 500 servidores da Receita, com cargos de chefia, que entregaram os seus cargos.

Especialmente no que toca ao Banco Central, não é possível admitir que no momento em que serão definidas as condições de trabalho de todos os servidores da Autarquia para o ano de 2020, a Diretoria, e, especificamente, o seu presidente Roberto Campos Neto, abandone o campo de disputa no Congresso Nacional.

Não por outro motivo, o Sinal informou no Apito Brasil nº 231 um cronograma unificado de mobilizações, em conjunto com Sindicato Nacional dos Técnicos do Banco Central do Brasil (SinTBacen) e a Associação Nacional dos Analistas do Banco Central do Brasil (ANBCB), com diversas ações a serem realizadas do dia 23/12 até o fim de janeiro.

Um ano de lutas intensas

Há poucos dias do fim de 2021, nosso intento era o de apresentar uma retrospectiva das lutas travadas ao longo do ano, com o desejo de boas festas e a esperança de um 2022 melhor. No entanto, essas semanas finais acabaram por sintetizar o que vivemos nesse período: muitos ataques ao funcionalismo; a necessidade de mobilização permanente e reações rápidas; e a busca de diálogo direto, eficiente e de mão dupla com todos os nossos colegas.

Aqui em São Paulo, uma nova gestão foi eleita no mês de maio e nesses primeiros sete meses de gestão temos buscado enfrentar os desafios trabalhando para aproximar ao máximo o Sindicato dos filiados.

As boas iniciativas que já existiam, como o Grupo de Trabalho dedicado ao PASBC, realizado mensalmente com a participação dos membros do Comitê Gestor, foram mantidas. Demos um passo a frente ao nacionalizar o encontro, que passou a contar com colegas de todas as Praças, dirigentes nacionais do Sinal e, em algumas ocasiões, com membros da administração do Programa. Assim logramos quadruplicar a média de participantes. Nesses sete meses, 232 colegas passaram pelas reuniões e, juntos, pudemos não só discutir uma série de problemas que enfrentamos em nosso Programa de Saúde, como propor e encaminhar soluções para o mesmo.

Também tem sido uma preocupação central dessa gestão a realização de reuniões especialmente dedicadas aos processos judiciais que envolvem os nossos filiados. Em média realizamos uma reunião a cada 45 dias com essa temática, algumas nacionais, outras restritas aos colegas de nossa Praça. Sempre com a participação de todas as advogadas do Sinal e algumas com a presença de advogados parceiros que acompanham ações específicas.

No caso dos atendimentos diretos aos filiados pela nossa assessoria jurídica, houve uma média de 53 atendimentos mensais, o que representou uma ampliação de 17%, mesmo em meio à pandemia.

Realizamos ainda um esforço grande para retomar o Tradicional Almoço de Confraternização dos Servidores do Banco Central, em conjunto com a ASBAC, garantindo o cumprimento de todas as medidas de segurança indicadas pelas autoridades sanitárias. E, apesar de todas as dificuldades impostas pelo momento por que passamos, pudemos estar juntos no dia 15 de dezembro.

Participamos ainda da Festa Junina Solidária, uma importante ação social organizada pelo Sindifisco, que contribuiu no combate a fome, com a doação de cestas básicas a famílias residentes na comunidade de Paraisópolis.

Mobilização de alta intensidade contra a PEC 32 

O Sinal/SP também se fez presente em todos os níveis de mobilização contra a PEC 32.

Contribuímos de forma decisiva para a impressão dos materiais distribuídos pelas entidades pertencentes ao FONACATE em todos os estados brasileiros. Enviamos conselheiros do Sindicato para a mobilização nacional realizada em Brasília e atuamos junto aos deputados federais de São Paulo, para que não votassem contra os servidores públicos.

Nesse ponto em especial, além da campanha permanente de contato via e-mail, redes sociais e telefones junto aos parlamentares, estivemos ao lado de outras entidades do serviço público federal semanalmente no aeroporto de Congonhas, com o objetivo de conversar pessoalmente com os deputados que estavam em trânsito para Brasília.

Para esses atos, o Sinal/SP produziu panfletos, adesivos, faixas e coletes específicos.

Ao final, a soma de todos as mobilizações, a exemplos dessas, realizadas por entidades de servidores de várias carreiras e de todos os estados, garantiu que a Reforma Administrativa não fosse votada nesse ano de 2021.

Um Sindicato nacional, cuja marca é a busca constante da unidade

Neste ano de 2021, o Sinal buscou unificar a sua mobilização com todas as entidades que atuam no BC, a exemplo do SintBacen, ANBCB e ASBAC. Também participou ativamente de todas as atividades realizadas pelo FONACATE em Brasília e nos estados brasileiros.

O Sinal também nacionalizou as suas ações entre os servidores do BC. Reunindo, sempre que possível, em assembleias, reuniões, webinários e encontros, colegas de todas as Praças. Criando espaços de diálogo e integração.

Dessa forma, em muitas ocasiões, reunimos 100, 150 e até 200 servidores, em encontros nos quais dezenas de colegas defenderam livremente as suas opiniões. Acreditamos que esses momentos nos aproximam de um processo de construção das posições do Sinal mais plural, transparente e acessível.

O Sinal de São Paulo participa ativamente dessa construção, através da sua presidente, Maria Regina, e do diretor-secretário Edson Domingues, que também compõem a direção nacional do Sinal.

Fazemos votos de que o ano que se aproxima, faça germinar a participação direta dos filiados do Sindicato em nossos encontros, e nos garanta a mobilização necessária para a defesa do serviço público brasileiro de qualidade e acessível a todos os brasileiros.


SP Informa nº 63 - 22/12/2021

Alerta! Filiados são alvos de tentativas de golpes

Alguns filiados do Sinal/SP relataram o recebimento de um e-mail enviado em nome do Dr. Armando Guinezi, relativo a uma suposta ação que o servidor teria a receber. Ao final do diálogo os criminosos solicitam um depósito antecipado.

Muita atenção, trata-se de um golpe!

Geralmente quando é liberado algum valor por meio de processo do Sinal, fazemos a comunicação por e-mail e telefone e só após o saque do valor as partes são orientadas a pagar os honorários advocatícios, para isso, fornecemos os dados bancários do escritório e o montante devido.

Qualquer dúvida ou necessidade de ajuda, entre em contato com o Sinal pelo telefone (11) 31590252.


SP Informa nº 62 - 21/12/2021

GT do PASBC volta no dia 26 de janeiro

Em razão da proximidade com o período de festas, adiaremos a próxima edição do Grupo de Trabalho Dedicado ao PASBC para o dia 26 de janeiro do ano de 2022.

Agradecemos a participação de todos os filiados nos encontros que realizamos nesse ano e fazemos votos de que o nosso diálogo e mobilização em defesa do Programa de Saúde voltem ainda com mais força no ano que se aproxima.

Estaremos à disposição para qualquer informação necessária no número de Whatsapp (11) 991425726.

Participe. Juntos somos fortes!


SP Informa nº 60 - 08/12/2021

Ato contra a omissão da Diretoria do BC é hoje!

Logo mais, às 15 h de hoje, 8 de dezembro, acontece o protesto nacional contra a omissão da Diretoria do BC no que se refere ao reajuste salarial e ao acordo na ação dos 28,86%.

A organização do ato público que acontecerá em na porta do edifício-sede da Autarquia em Brasília conta com a colaboração dos conselheiros regionais de São Paulo Maria Regina da Quinta e Silva, Armando Fukuma e Américo Parada.

Em todas as outras Praças, os colegas poderão participar da atividade virtual, que contará com a presença do advogado Marcos Resende, responsável pela demanda dos 28,86%. Durante a reunião, a equipe jurídica do Sindicato estará disponível para esclarecer dúvidas também sobre outras ações.

Participe!

Link para acesso ao evento virtual:

https://us02web.zoom.us/j/82530494574?pwd=c3dvMGdiMjAvNmhVQnJtUGZ2bkl1Zz09

(ID da reunião: 825 3049 4574 – Senha: 039690)


SP Informa nº 59 - 07/12/2021

Amanhã é dia de mobilização em defesa do reajuste salarial em 2022 e do acordo nos 28,86%. Participe!

Participe da mobilização nacional contra a omissão da Diretoria do BC em relação ao reajuste salarial e a um acordo na ação dos 28,86%. Será amanhã, 8 de dezembro, a partir das 15h.,

Além da manifestação presencial em frente ao edifício-sede do Banco Central em Brasília haverá o deslocamento dos presentes até a Câmara dos Deputados para ato unificado contra a reforma administrativa.

Os colegas de todas as Praças poderão participar virtualmente através do link https://us02web.zoom.us/j/82530494574?pwd=c3dvMGdiMjAvNmhVQnJtUGZ2bkl1Zz09 (ID da reunião: 825 3049 4574 – Senha: 039690).

Segundo o Apito Brasil, além de discutir os impactos da defasagem salarial e a luta pelo reajuste, a atividade contará com a participação do advogado Marcos Resende, responsável pela demanda referente aos 28,86%, que apresentará um resumo sobre o tema e esclarecerá eventuais dúvidas. A equipe jurídica do Sinal estará à disposição para esclarecimentos também sobre outras ações. Especificamente em relação aos 28,86%, cabe destacar, ainda, que diversas carreiras do serviço público federal firmaram acordos recentes para o encerramento do litígio, por meio da Câmara de Conciliação da AGU, alternativa que, no caso do BC, foi rejeitada pela Administração da Casa. Sindicatos e associações que integram o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) também estarão presentes no ato unificado.

Participe. A nossa demonstração de união e mobilização será fundamental para tirarmos a Diretoria do BC da inércia em relação aos nossos pleitos.


SP Informa nº 58 - 03/12/2021

Participe do tradicional Almoço dos servidores do BC

Não foram poucas as dificuldades e mudanças enfrentadas por todos nós no último período. Desde a falta do contato pessoal diário com os amigos e colegas de trabalho, as enormes restrições e transformações abruptas e radicais em nossas rotinas, até a perda de entes próximos dentre outras tantas situações que marcaram as nossas vidas.

Desde os primeiros momentos da pandemia no Brasil, em março de 2020, o Sinal e a ASBAC atuaram fortemente para garantir as medidas necessárias à preservação das vidas dos servidores do Banco Central e de seus familiares. Cumprimos um papel determinante no direito ao homeoffice, no acompanhamento ao Programa de Saúde, para que ele estivesse a altura das necessidades do momento e no envio de máscaras a todos os filiados.

Também, em razão desse estado de coisas e para não colocar em risco a saúde dos nossos filiados, optamos por cancelar o tradicional almoço no Vento Haragano, nos últimos dois anos.

Felizmente, o Brasil já conta com mais de 90% da população adulta vacinada e com indíces de internações e mortes incomparávelmente mais baixos. Em decorrência dessa melhora, a Administração Pública tem permitido o funcionamento de teatros, bares, estádios, casas de show e restaurantes, desde que observadas as medidas de segurança, como a medição de temperatura e distanciamento mínimo.

Tendo isso em vista, nesse momento de início de reabertura, controlada e segura, as nossas entidades gostariam de retomar o nosso reencontro, a ser organizado com absolutamente todas as medidas necessárias para garantir a segurança de todos os participantes.

Após uma consulta inicial, muitos colegas demonstraram interesse em participar de nossa confraternização. Por isso confirmamos a realização do nosso encontro para o dia 15 de dezembro, quarta-feira, a partir das 12h30, no restaurante Nova Opção Grill.

Registramos que um dos motivos para a escolha do novo local foi o fato do mesmo ser administrado pelos antigos sócios do Vento Haragano, que, infelizmente, encerrou as suas atividades durante a pandemia.

Para confirmar a sua participação ligue nos telefones (11) 3159-0252 - Sinal/SP ou (11) 3285-5200 (Asbac/SP).


SP Informa nº 57 - 29/11/2021

Servidores Públicos concentrarão a mobilização contra a PEC 32 no aeroporto de Brasília, nesta terça-feira 30/11

Amanhã, 30/11, acontecerá um ato unificado no aeroporto de Brasília dialogando com os parlamentares sobre os efeitos danosos presentes na reforma administrativa, em tramitação na Câmara dos Deputados.

Tendo em vista a convocação do FONACATE (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado) de concentração da mobilização das entidades representativas dos servidores públicos nessa atividade, o Sinal/SP cancelará o ato agendado para amanhã no aeroporto de Congonhas.

Permaneceremos em estado de mobilização contra a PEC 32 nas próximas semanas. Acompanhe os nossos boletins para acompanhar as atividades e dar a sua contribuição.

A união é a nossa força!


<< Anterior | 123456789 1011121314151617181920 | Próxima >>