Clique no título para ler as matérias na íntegra

Edição 100 - 21/11/2014

Por que me filiei ao Sinal

Alexandre Miguel da Costa Ferreira dos Santos, analista, lotado na COGER:

 

“Acredito que a atuação de sindicatos na defesa dos interesses das respectivas coletividades, significa manter as conquistas já alcançadas, e acima de tudo, permitir descortinar novos patamares.

 

Espero contribuir humildemente para esse esforço.”


Representantes do Sinal conversam com líder do PT na Câmara

Na tarde da ultima quarta-feira (19), após ato público dos Trabalhadores na Câmara, representantes do Sinal, Luis Carlos Paes de Castro, Diretor Nacional de Relações Externas e Max Meira, Presidente da Regional Brasília, conversaram com o Dep. Vicentinho–PT-SP (líder do Partido na Câmara) sobre a nomeação dos aprovados nos concursos do Banco Central, defendendo a nomeação de todos, além de outros assuntos. Vicentinho foi esclarecido sobre toda a situação e comprometeu-se a levar o assunto à Ministra do Planejamento, Miriam Belchior.


Apito Brasil reporta Ato Público

Conforme reportado pelo Apito Brasil nº 154, na última quarta-feira, na Câmara dos Deputados em Brasília, realizou-se um ato público que contou com a presença dos mais diversos sindicatos de trabalhadores. Representados majoritariamente por integrantes da CUT, diversos sindicatos deram voz aos seus anseios e lutas e, assim como alguns parlamentares, criticaram projetos de lei que tramitam no Senado e na Câmara. O Sinal também marcou presença representado pelo Presidente da Regional Brasília, Max Meira e o Diretor Nacional de Relações Externas, Luis Carlos Paes de Castro, além de assessores Sandra de Sousa Leal, Samuel Oliveira e Anna Albernaz.


Convênios!

Conheça os convênios de natureza educacional firmados com a Regional Brasília do Sinal! Contamos com diversas instituições colaboradoras das mais variadas naturezas, veja nossa lista de convênios. E sua academia, já tem convênio com o Sinal? Descubra e nos informe para que possamos entrar em contato e buscar firmar um novo convênio. Aproveite estas oportunidades e sinta-se à vontade para sugerir e demandar novas parcerias. Buscamos o maior benefício de nossos filiados e seus dependentes!


Edição 99- 14/11/2014

DELEGADOS DE BRASÍLIA FALAM SOBRE A 26ª AND

O crescente número de delegados – em função do aumento de filiações – e o esforço para que haja disputa por vagas e não eleições por W.O. vem se tornando uma marca desta regional nas Assembleias Nacionais Deliberativas (AND). Para a AND de 2014, uma novidade: 12 reuniões foram realizadas entre delegados eleitos e natos, incluindo nestas, dois encontros com dirigentes nacionais do Sindicato. Conselheiros de Brasília também fizeram parte de grupos de trabalhos preparatórios dos três temas em discussão, “Para que serve e o que faz o movimento sindical”, “Estrutura de Poder do Sinal”, “Política salarial, gestão do trabalho e QVT”  e do Regimento Interno da AND. Clique aqui para ver todos nos depoimentos na íntegra.

 

Rita Girão

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/rita_gir%C3%A3o_and_2014.jpg

“... Renovou minha fé na participação e construção coletiva. Nada é tão forte quanto todos juntos.”

 

Gregório Lopes

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/gregorio_and_2014.jpg

“... a diferença salarial existente atualmente entre servidores da área fim e de área meio é uma distorção antiga...”

 

Fernando Sena

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/fernando_cerveira_and_2014.jpg

“... mantivemos a luta histórica por mais democracia e transparência no Sinal, embora tenhamos tido pouquíssimos avanços nessa área...”

 

Paulo Calovi

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/calovi_and_2014.jpg

“... a ideia de eleger-se diretamente a Diretoria Executiva se contrapõe a de fortalecer o CN. Se queremos fortalecê-lo e aproximá-lo dos filiados, por que não o elegermos diretamente, estabelecendo assim um compromisso dele com seus filiados?”

 

Sara Gomes

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/sara_alves_gomes_and_2014.JPG

“... o único meio para a modernização efetiva do Sinal é a participação majoritária como afiliados do Sinal...”

 

Tadeu Pimenta

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/tadeu_and_2014.jpg

“... estamos avançando devagar, as conquistas são lentas, mas virão!”

 

José Ricardo

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/jose_ricardo_sa99.jpg

“... aprovamos muitas propostas de reivindicação salarial, de qualidade de vida e do PASBC ...”

 

Judah Reis

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/judah_reis_and_2014.jpg

“... Brasília hoje tem o maior número de pessoas que querem mudar. Qualquer desistência do nosso lado faz com que a luta se torne mais fácil para a turma do deixa estar.”

 

Max Meira

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/0008-c_Max%20Meira.JPG

“... Em 2012 foram 37 votos, em 2014 foram 43. Precisávamos de 58 votos – eu creio que com diálogo e com mais filiações, principalmente em Brasília, chegaremos lá.”

 

Mauro Mazzochin

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/mauro_mazzochin_and_2014.JPG

“... A lição que ficou, é que há necessidade de todos os servidores se envolverem ...”

 

Amilcar Faria

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/amilcar_francisco_faria_and_2014.JPG

“... acho importante salientar a importância de tomarmos por nossas mãos os destinos do Sindicato ...”

 

Vânia Souto

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/vania_and_2014.jpg

“... a Delegação de Brasília colaborou efetivamente com propostas novas, especialmente em questões não estatutárias. De nossa união, negociação, discussão e esforço conjunto poderá nascer no futuro o Sindicato que almejamos ...”

 

Silvia Helena

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/silvia_helena_and_2014.JPG

“... O empenho de todos com o mesmo objetivo se faz necessário para o engrandecimento do Sindicato e a representatividade de fato de todos os funcionários do Bacen.”

 

Orlando de Araújo

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/orlando_de_araujo_vilela_sales_and_2014.jpg

“... o entendimento e avanço sobre questões importantes ficam adiados, mas vislumbro um futuro promissor para ambos.”

 

Thiago Rodrigues Cavalcanti

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/thiago_rodrigues_cavalcanti_and_2014.jpg

“Fórum de debates e deliberações sobre a ação sindical para os próximos anos, a AND me pareceu uma boa oportunidade para contribuir com o futuro da relação de trabalho no Banco Central.”

 

Josina Maria de Oliveira

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/josina_maria_sa99.JPG

“Apesar do grupo de delegados ser heterogêneo, achei a AND muito válida e de maior entrosamento entre os participantes, quando comparada à anterior (Belém/Curitiba).”

 

Henrique Seganfredo

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/henrique%20seganfredo_and_2014.jpg

“...Fica o entendimento que, por mais sacrificante que seja (os trabalhos encerraram às 21h de um sábado), este é um dos canais mais apropriados para levar as demandas da categoria.”

 

Auriel Marques Junior

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/auriel_and_2014.jpg

“Queria mesmo é ver atitudes que permitissem às vozes dos filiados serem auscultadas por meio daquilo que é mais significativo nas democracias: o voto direto!” 

 

Anderson Heringer

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/0024-c_Anderson%20Heringer%20Werner.JPG

“Quando os servidores de Brasília tomarem para si a responsabilidade de contribuir com o Sindicato à altura de sua contribuição para o Banco Central, esta regional passará a cumprir papel decisivo na liderança do Sinal.”

 

Marcelo Araujo da Costa

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/marcelo_ara%C3%BAjo_costa_adn_2014.jpg

“A experiência da AND me fez respeitar mais, por mais paradoxal que possa parecer, o trabalho do Congresso.”


Edição 98- 29/10/2014

Revisão do Orçamento de 2014 e Proposta Orçamentária para 2015

Em reunião ordinária do Conselho Regional foram aprovadas a Revisão do Orçamento de 2014 e a Proposta Orçamentária para 2015. A revisão do orçamento teve base nos valores executados até setembro de 2014 e teve aprovação unânime do Conselho, já a Proposta Orçamentária para 2015, também aprovada por unanimidade, teve base nas receitas de contribuições já com valores reajustados dos subsídios a partir de janeiro de 2015 e teve receitas de aplicações financeiras projetadas pela média da taxa Selic. A ata da reunião contém os itens da Revisão Orçamentária de 2014 e da Proposta Orçamentária para 2015, os critérios utilizados nas projeções, além da tabela de valores que traz todas as informações do orçamento revisado e da proposta orçamentária para 2015.


Concorrência para Professor de Excel

As aulas serão ministradas no turno vespertino, de 13h00 as 14h30, do dia 10 de novembro ao dia 17 de dezembro, de segunda à quarta-feira, com duração de 1h30min no auditório do Sinal, localizado na SCS Quadra 1, Bloco G, Ed. Baracat, 4º andar. A turma, formada por funcionários e estagiários do Sinal, será de aproximadamente 6 alunos, a reprodução do material para o desenvolvimento do curso, o local das aulas, equipamento (computadores, projetor, etc) serão por conta do Sinal e a remuneração será feita mediante emissão de RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), ou mediante apresentação de nota fiscal ao final da prestação de serviços. O processo seletivo ocorrerá por meio de análise da proposta (apresentar o programa estruturado em horas-aula, dividido em 6 semanas, o valor da hora-aula e o valor total), da informação curricular do professor e de entrevista pessoal; as propostas deverão ser encaminhadas para o e-mail sinaldf@sinal.org.br até 05/11/2014. Quanto ao perfil do instrutor, solicita-se pessoa(s) com experiência em ministrar cursos relativos ao pacote do Microsoft Office/Excel e que tenham total domínio do software EXCEL. Ambiente operacional dos microcomputadores do Sinal-DF: Windows 7, MS Office 2010 – versão Home and Business, e Excel 2010.


Convênios!

Academias Runway, Dom Bosco, Club 22 e outras! Conheça as academias conveniadas com a Regional Brasília do Sinal e mais uma gama de convênios oferecidos aos nossos filiados! Aproveite estas oportunidades e sinta-se à vontade para sugerir e demandar novas parcerias. Buscamos o maior benefício de nossos filiados e seus dependentes!


Edição 97- 08/10/2014

Por que me filiei ao Sinal

Esta seção do Sinal Aberto objetiva registrar a percepção e os motivos que levam os servidores a se filiarem ao Sinal. Agradecemos a colaboração dos novos colegas recém-filiados e convidamos àqueles que ainda não se decidiram, a que venham fazer parte do nosso quadro de filiados. Com a união de todos e com novas adesões, conseguiremos consolidar a sustentabilidade de nosso sindicato no longo prazo e viabilizaremos a oxigenação de nossa organização. Participe! Filie-se ao Sinal!


Cassiano Cruvinel Garcia, analista, lotado no DEINF:

“Posso dizer que me filiei por perceber, desde o período do PROCAP, a atuação proativa e presente do SINAL nos mais variados assuntos pró-servidores. É um sindicato ativo. E também procurei me filiar pela atuação do sindicado na defesa do enquadramento ao regime previdenciário anterior ao FUNPRESP pelos servidores das esferas estaduais e municipais.”


Viviane dos Santos Rocha, analista, lotada no DEPOG:

“Já fui filiada, mas considerei a atuação do sindicato na negociação dos 5%-5%-5% equivocada, e me desfiliei. Hoje, após a posição do Sinal em relação à propaganda de campanha da Dilma e à afirmação da nossa importância e integridade (posição que, a meu ver, deveria ter sido primeiramente tomada pela nossa diretoria colegiada), considero importante o meu retorno. Preciso apoiar a atuação do sindicato em relação à nossa carreira, e é assim, filiando-me novamente, que o faço.”


Celso Cavalcante dos Reis de Natale, inspetor, lotado no DESUC:

“Antes de me filiar, analisei por alguns meses as ações do sindicato (desde que fui aprovado no concurso). Creio que o compromisso do Sinal com os servidores (ativos, futuros e aposentados) e a transparência dessa relação foram os principais motivos que me levaram a essa decisão.”


Debates sobre a Autonomia do Banco Central

O dia 29 de setembro foi pródigo em debates sobre a autonomia do Banco Central. Às 16h00, a Associação Comercial do Rio de Janeiro convidou dois ex-presidentes do BC, Gustavo Franco e Gustavo Loyola, para exposição de ideias e debate sobre “A Independência do Banco Central” (veja o vídeo).

 

Às 19h00 foi ao ar no programa Brasilianas da TV Brasil (veja o vídeo) o debate entre o Conselheiro do Sinal, José Ricardo Costa e Silva, o ex-economista-chefe da Febraban, José Luis Troster, e André Biancarelli, Coordenador da Secretaria de Pesquisa do Instituto de Economia da Unicamp, com mediação do jornalista Luís Nassif.


Autonomia do Banco Central – Artigos de Nassif e José Ricardo Costa e Silva

No dia 01/10, o jornalista Luís Nassif publicou artigo em seu site onde discorreu sobre os principais momentos do debate e, logo após, publicou também artigo do Conselheiro do Sinal, José Ricardo Costa e Silva onde o mesmo abordou com maior profundidade o tema da Autonomia do Banco Central associando-o a evolução da democracia brasileira.


Palestra sobre Assédio Moral e Assédio Sexual para funcionários

Na manhã desta quinta-feira, 2 de outubro, o Advogado Marcílio Batista Gomes de Sousa, um dos assessores jurídicos do Sinal-DF ministrou palestra sobre Assédio Moral e Assédio Sexual no Trabalho para funcionários e colaboradores do Sinal em Brasília, visando informar e esclarecer dúvidas sobre os seus direitos.

 


Convênios!

Objetivando oferecermos melhores serviços aos nossos filiados, informamos que acabamos de revisar e atualizar a nossa rede de convênios, dentre eles os de natureza educacional que abrangem cursos, escolas, colégios e universidades. Aproveite as oportunidades oferecidas e sinta-se à vontade para sugerir e demandar novos prestadores de serviços para que possamos contatá-los e verificarmos a possibilidade de estabelecermos novos convênios em benefício de nossos filiados e seus dependentes.


Edição 96- 17/07/2014

Porque me filiei ao Sinal

Esta seção do Sinal Aberto objetiva registrar a percepção e os motivos que levam os servidores a filiarem-se ao Sinal. Agradecemos a colaboração dos novos colegas recém-filiados e convidamos, aqueles que ainda não se decidiram, a que venham fazer parte do nosso quadro de filiados. Com a união de todos e com novas adesões, conseguiremos consolidar a sustentabilidade de nosso sindicato no longo prazo e viabilizaremos a oxigenação de nossa organização. Participe! Filie-se ao Sinal!

 

Chael Luigi de Souza Mazza, analista, lotado na UNIBC:

 

"...em todo o processo do concurso, principalmente durante o programa de capacitação e o curso de ambientação, a atuação do Sinal foi presente, forte, objetiva..."


 

Gustavo Felipe de Sousa, analista, lotado no Depes/Diasp:

 

"...trabalho diferenciado que o Sinal fez desde a fase de concurso com os novos servidores..."


 

Wagner Tadeu da Silveira, analista, lotado na UNIBC:

 

"...Este é o nosso sindicato e quero contribuir para receber de cabeça erguida as conquistas que certamente virão...

 


A festa Junina no Arraial do Banco Central

O Sinal mais uma vez esteve presente nesse tradicional evento de confraternização dos servidores do Banco Central, que neste ano foi realizado no dia 13/6, sexta-feira, no estacionamento externo do Bacen. Além da cota de patrocínio, o Sinal ofereceu muita diversão à categoria: um touro mecânico fez a animação da garotada. A festa foi animada, teve quadrilha, forró e muita comida típica deliciosa. Até o ano que vem, quando estaremos novamente juntos no Arraial do Bacen!

 


Convênios

Estamos em fase de atualização dos convênios, buscando oferecer melhores serviços aos nossos filiados. Concluímos a revisão dos convênios de natureza educacional, englobando escolas, colégios e Universidades. Aproveite e participe sugerindo novos prestadores de serviços de sua preferência para que efetuemos os contatos necessários e busquemos firmar novos convênios de benefícios para nossos filiados.


Encontro com a Assessoria Jurídica

Ontem, 16/7, às 18h, na Sede do Sinal – Seção Regional Brasília, a sua Direção, juntamente com sua Assessoria Jurídica (Escritório Cidade & Schmorantz) e interessados, estiveram reunidos com o objetivo de uniformizar informações sobre Ação Judicial visando assegurar a manutenção do regime previdenciário anterior ao ingresso no Banco Central. O público alvo do encontro é constituído pelos novos servidores recém nomeados e futuros servidores oriundos de outras esferas administrativas ou de carreira militar.


Ação 329 URV

A Ação, em execução, encontra-se ainda na etapa de confecção dos RPVs – Requisições de Pequenos Valores – no Tribunal Regional Federal da 1ª. Região, 22ª Vara Federal, processo 199934000063953.


Palestra: Previdência Social do Servidor Público da União – da Emenda Constitucional 20 ao Funpresp – Garantia de Sobrevivência?

Autor: Eng. Luiz Roberto Pires Domingues Júnior, Consultor, Especialista em Previdência.

 

Em 9 de junho de 2014, às 19h, o Eng. Luiz Roberto Pires Domingues Junior apresentou palestra na sede do Sinal-DF, destinada aos servidores que já reúnem condições para se aposentar, ou que estão próximos desse passo em sua trajetória profissional, que ora compartilhamos.


Edição 95- 11/06/2014

AND – Conselho Regional solicita revisão de decisão do Conselho Nacional

Em função do resultado da enquete realizada entre os filiados de Brasília, a respeito da realização de Assembleia Nacional Deliberativa em estados sem representação do Banco Central – 166 contrários, 34 favoráveis e 9 abstenções - o Conselho Regional de Brasília solicitou ao Conselho Nacional, em e-mail destinado ao Presidente Nacional, a revisão da decisão de realização da AND em Manaus.


Audiência Pública na Comissão de Trabalho (CTASP):

Risco de RH do Banco Central em Debate na Câmara

A Audiência Pública na Cetasp, derivada de requerimento assinado pelos deputados Alice Portugal - PCdoB/BA, Policarpo - PT/DF, Andreia Zito - PSDB/RJ, Chico Lopes - PCdoB/CE, João Campos - PSDB/GO, Assis Melo – PCdoB/RS, Silvio Costa - PSC/PE e Gorete Pereira - PR/CE, foi realizada ontem, entre 14h52 e 16h20. Fizeram parte da mesa o Deputado Assis Melo – PCdoB/RS, que conduziu os trabalhos, Daro Piffer, Presidente do Sinal Nacional, Nilvanete Costa, representante do Banco Central e Marcelo Pereira, representante do MPOG.

 

Inicialmente, a pedido do Presidente do Sinal, foi exibido vídeo elaborado pela Comissão dos Aprovados, com animação ilustrativa da crise de RH na Instituição, pronunciamentos de apoio de parlamentares defendendo a necessidade e a urgência da nomeação de todos os aprovados no concurso e repercussão na mídia da crise de RH pela qual passa o Banco Central.


Campanha Sangue Novo para o Banco Central leva doadores ao Hemocentro em Brasília

Cerca de 35 pessoas compareceram ao Hemocentro às 8h00 para prestar apoio à campanha Sangue Novo para o Banco Central, que contou com 11 doadores. Na oportunidade, o Conselho Regional se fez representar pelos dirigentes Max Meira e Gregório Lopes. A população de Brasília e a Comissão dos Aprovados no Concurso Bacen 2013 agradecem aos doadores pela nobreza do gesto, no sentido de ajudar a salvar vidas, e pelo apoio à a nomeação de novos servidores.


Edição 94- 09/06/2014

Da Emenda Constitucional nº 20 ao Funpresp: garantia de uma aposentadoria segura para quem?

O Especialista em Previdência, Engº. Luiz Roberto Pires Domingues Junior, Consultor do Sinal1, irá proferir hoje, 9 de junho, das 19 às 21h, na Sede do Sinal – Seção Regional Brasília –, no SCS, Quadra 1, Bloco G, Ed. Baracat, Salas 403-406, palestra destinada aos servidores que já têm tempo de serviço para se aposentar e ainda não o fizeram.


Falta de servidores no Banco Central em Debate na Câmara de Deputados

Convidamos os servidores de Brasília a comparecerem à audiência pública promovida pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (10.06), para discutir o esvaziamento do Banco Central (BC).


Sangue Novo para um Bacen mais forte

Na manhã do mesmo dia da audiência da CTASP, terça 10 de junho, os aprovados no último concurso farão a campanha “Sangue novo para um Bacen mais forte”. Será uma campanha nacional de doação de sangue para sensibilizar a sociedade sobre a crítica situação da autarquia, devido à escassez de servidores, denominada como Crise de Recursos Humanos e já indicada como situação de risco pela CGU.


Edição 93- 27/01/2014

Por que me filiei ao Sinal

“O grupo [do Facebook] é tão organizado e a atuação do Sindicato é tão marcante que resolvi pesquisar mais sobre suas ações...”

http://www.sinal.org.br/brasilia/downloads//portal.sinal.org.br.jpg


IR sobre 1/3 de férias x Mensalidade

O Sinal solicitará a adição ao processo dos servidores que se filiaram entre a data do ajuizamento da ação e 31/1/2014. Caso não seja filiado, é momento de refletir sobre juntar-se a nós, preenchendo a ficha de filiação. A ação abrange também os valores retidos nos últimos cinco anos.

 


Edição 92- 18/11/2013

O Churrasco do Aniversário de 25 Anos do Sinal foi um sucesso!

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/1.jpg

Sábado, belíssimo e ensolarado dia de outono, quente, uma trégua na estação das chuvas no Planalto Central. Um dia especial para a celebração do Aniversário de 25 anos do Sinal.


IR sobre 1/3 de férias

O Sinal, em 11/10/13, como representante de seus filiados (portanto, substituto processual), impetrou ação judicial no TRF (Processo nº0059347-27.2013.4.01.3400), com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, objetivando, a esse título, que a ré (União) se abstenha de exigir Imposto de Renda Pessoa Física sobre os valores pagos a título de adicional de um terço de férias gozadas.


Edição 91- 08/11/2013

Churrasco de Comemoração dos 25 Anos do Sinal

Caro (a) Filiado (a),

http://www.sinal.org.br/brasilia/imagens/10%20x%2015%20doc_para_impress%C3%A3o_2.jpg


Ajustes no Orçamento de 2013 e Orçamento de 2014

O Conselho Regional em reuniões ocorridas em 4/11 e em 7/11 aprovou, conforme atas, ajustes no orçamento de 2013e o orçamento para 2014.


<< Anterior | 12 345678910111213 | Próxima >>