Clique no título para ler as matérias na íntegra

Edição 90- 01/11/2013

Filme “Homem da Máfia” é exibido hoje no Auditório Dênio Nogueira

A Semana de Cinema Sinal 25 anos fecha com o filme Killing Them Softly (nome original) em que Brad Pitt surge como matador profissional contratado para eliminar alguém que abalou a jogatina da máfia, ao aproveitar as falhas de segurança para roubar os participantes. O filme se passa em 2008 e é recheado de analogias entre o enredo principal e o colapso do sistema financeiro. Sobretudo, trata das causas e consequências da falta de intervenção das “autoridades” para que os episódios não se repitam.


Câmara de Deputados homenageia hoje os 25 anos do Sinal

Por iniciativa do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), será realizada hoje, 1º de novembro, às 15h00, no Plenário Ulysses Guimarães, sessão solene em homenagem aos 25 anos do Sinal, conforme divulgado no Apito Brasil 128, de 18/10 e no Sinal Aberto 87, de 24/10. Convidamos todos os servidores do Banco Central a participarem.


Ação 329 – URV esclarecimentos sobre os cálculos divulgados em 16/10/2013

Foi disponibilizada pelo Sinal-DF, desde 16/10/2013, consulta aos cálculos individuais, com atualização monetária dos valores até o mês de setembro de 2013, para contemplados no Processo nº 199934000063953, em execução na 22ª Vara Federal de Brasília.


Essa
consulta foi possível em virtude de entendimentos com o GT de redução de litigiosidade, que franqueou o acesso aos cálculos antes do seu envio ao Judiciário. Como já anteriormente divulgado, os entendimentos com a Procuradoria-Geral do Banco Central, no particular, remontam a 2012, e os trabalhos vêm sendo desenvolvidos por um grupo multidisciplinar de servidores do Depes e da PGBC (calculistas e procuradores).


Edição 89- 31/10/2013

Semana de Cinema Sinal 25 anos

Como parte das comemorações dos 25 anos do Sinal, completados em 28/10/2013, no Dia do Funcionário Público, o Sinal-DF promove a Semana de Cinema Sinal, que iniciou-se em 29/10, e continua até 1º de novembro. As exibições serão efetuadas no horário de almoço, das 12h00 às 14h00, hoje excepcionalmente no Auditório Otávio Gouveia de Bulhões, no Ed. Sede do Banco Central em Brasília. Solicitamos a gentileza de observar o horário, pois hoje precisamos liberar o espaço até as 14h30, devido à duração do filme, de 2h12min. Durante a exibição será oferecido lanche no hall do auditório.

Hoje exibiremos Wall Street: o Dinheiro Nunca Dorme


Stalin, presidente em exercício do Sinal Nacional, José Ricardo, Conselheiro do Sinal-DF e Adalberto F. Cruz Jr, representante da Diretoria do BC, discutem hoje descentralização do BC na Câmara dos Deputados

O tema será debatido em audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), por iniciativa do deputado Amauri Teixeira (PT-BA), também autor da PEC 147/2012.


Câmara de Deputados homenageará os 25 anos do Sinal em Sessão Solene amanhã

Por iniciativa do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), será realizada amanhã, 1º de novembro, às 15h, no Plenário Ulysses Guimarães, sessão solene em homenagem aos 25 anos do Sinal, conforme divulgado no Apito Brasil 128, de 18/10 e no Sinal Aberto 87, de 24/10.

Convidamos todos os colegas a participarem do evento.


Edição 88- 25/10/2013

Semana do Cinema Sinal

Como parte da comemoração dos 25 anos do Sinal, que serão completados no dia 28/10/2013 (ponto facultativo neste ano), o Sinal-DF promoverá na semana de 29 de outubro a 1º de novembro, sessões de cinema no horário do almoço, no Auditório Dênio Nogueira, no Ed. Sede do Banco Central em Brasília.


Daro, José Ricardo e Sidnei Marques, Diretor do BC, discutirão descentralização do BC na Câmara dos Deputados

A Comissão de Finanças e Tributação realizará no próximo dia 31/10 (quinta-feira) às 9h seminário para discutir sobre a descentralização do Banco Central, a iniciativa partiu do deputado Federal Amauri Teixeira (PT/BA), que através do requerimento 172/2013 solicitou que autoridades relacionadas ao tema se reunissem para debater o assunto.


STJ E TRF dispensam laudo pericial oficial para decisão judicial sobre isenção de IR por motivo de doença

            A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal publicou no dia 18/10/2013 uma importante decisão judicial sobre a exigência de laudo pericial para concessão da isenção do imposto de renda. A mudança no paradigma foi de que antes o juiz se atinha exclusivamente ao laudo pericial oficial para decidir a concessão ou não do beneficio da isenção. Agora a 8ª Turma entendeu naquele caso concreto, que se exames médicos comprovarem que o requerente possui neoplasia maligna (câncer de próstata) é possível que seja concedido o benefício mesmo que o laudo pericial oficial não seja agregado ao processo pois, segundo esse


ATENDIMENTO DO SINAL- DF SUSPENSO NO DIA 28/10

Não haverá expediente no Sinal/DF no dia 28/10/2013, segunda-feira, acompanhando o que foi determinado com relação ao funcionamento do Banco Central e demais Órgãos Oficiais”.


Edição 87 - 24/10/2013

Referendo delibera sobre criação de Federação de Carreiras de Estado

Cumprindo decisão de AND o Sinal articulou com outras carreiras típicas de estado, em particular de órgãos públicos federais, de fiscalização, investigação, regulação e controle, a criação da Fenafirc.

 

Você, filiado ao Sinal, conheça a versão atual do Estatuto da Fenafirc e vote aqui.


Entrevista com Francisco Almir, Editor da *Erdanet

Em uma entrevista curta, franca e direta, Almir, coloca-se a favor de algumas bandeiras do Sinal Brasília, como eleições diretas e, embora discorde do pagamento de verba de representação, se mostra favorável a que a base seja consultada a respeito. Na entrevista, fala ainda de sua decepção com o PT, do Contraponto do Sinal Fortaleza e de outros temas.


Cinema, churrasco e sessão solene celebram os 25 anos do Sinal

Na curta semana de 29/10 a 1/11 o Sinal-DF exibirá quatro filmes sobre a crise financeira de 2008, causas e consequências de não se fazer regulamentação em fiscalização do Sistema Financeiro como a existente no Brasil. Na sexta-feira 1/11 à tarde a Câmara dos Deputados realiza Sessão Solene em homenagem aos 25 anos do Sindicato e na tarde do sábado dia 9/11, nosso tradicional churrasco contará com as bandas Rock’n Risco e Velhos demais para Morrer, compostas por servidores do Banco Central.


Edição 86 - 24/09/2013

4 de setembro em Brasília e desdobramentos

Com o anúncio dos cortes orçamentários, a Seção Regional Brasília do Sinal publicou informativo repudiando a irracionalidade dos cortes, e convocou assembleia para avaliação e deliberação do passos para o Sindicato. Com 235 assinaturas na lista de presença, foram aprovadas quatro propostas do Conselho Regional de Brasília, formuladas a partir de conversas prévias com servidores da Sede.


Sinal-DF divulga Carta Aberta ao Presidente e aos diretores do Banco Central

A Seção Regional Brasília do Sindicato Nacional dos Servidores do Banco Central, em cumprimento à decisão da assembleia de 4 de setembro de 2013, vide ata, divulga Carta Aberta ao Presidente e aos Diretores do BC, expressando a inquietação dos servidores com o corte orçamentário na forma como vem sendo feito.


Sinal-DF usa Lei de Acesso à Informação para obter detalhamento dos cortes promovidos no Orçamento do Banco Central

Em cumprimento à decisão unânime da assembleia de 4 de setembro, vide ata, esta Seção Regional do Sinal protocolou junto ao Banco Central, na sexta-feira 13 de setembro, solicitação fundamentada na Lei de Acesso à Informação (LAI), requerendo o detalhamento da economia proporcionada por cada corte orçamentário aplicado sobre os últimos quatro meses do ano de 2013.


Sinal-DF entrega proposta de jornada presencial complementada por home office

A Seção Regional do Sinal em Brasília protocolou em 20 de setembro proposta de fixação de horário de concentração das atividades no prédio do Banco Central, a ser viabilizada por meio da combinação entre utilização de jornada presencial flexível e realização de trabalho em esquema de home office, ao longo dia. A proposta foi elaborada em cumprimento de decisão da assembleia de 4 de setembro de 213, vide ata.


Sinal-DF propõe economizar com Gamboa e evitar cortes

Em cumprimento a decisão da assembleia de 4 de setembro, vide ata, esta Seção Regional do Sinal protocolou em 20 de setembro de 2013 documento dirigido ao Presidente do Banco Central em que propõe que este envide esforços para evitar um desperdício com uma obra indesejada, complicada e já quase parada, conforme amplamente informado, discutido e deliberado nas assembleias conduzidas pelo Sinal-RJ, a respeito dos quatro andares adicionais de Gamboa.


Edição 85 - 14/03/2013

Convênios

O Sinal-DF firma parceria com a farmácia PHARMAKON, especializada em homeopatia e manipulação. Para usufruir do benefício, o filiado deverá informar nome completo e número de matrícula, ao fazer o pedido à farmácia. LEIA NA INTEGRA


Ato em defesa da PEC 555/2006 – pelo fim da cobrança da CPSS aos aposentados do setor público

Servidores públicos aposentados, e também os ativos, estão convidados a participar de evento no dia 20 de março, em defesa da PEC 555/2006, que trata da desoneração da aposentadoria de servidores públicos para a Contribuição Para o Plano de Seguridade do Servidor Público. O evento será no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados e durará o dia todo. LEIA NA INTEGRA


Orçamento e Andamento do PL 4904/2012

Nesta semana foram dados dois grandes passos na efetivação do reajuste dos servidores do Banco Central: aprovação do orçamento e subscrição de todos os líderes ao pedido de tramitação de urgência do PL 4904 feito pelo Sinal. Estaremos atentos aos próximos passos. LEIA NA INTEGRA


Sinal-DF solicita ao Depes representar servidores de Brasília no processo de mobilidade

Os servidores do Banco Central em Brasília com frequência questionam o Sinal-DF a respeito da mobilidade entre praças, demandando que o Sindicato tenha uma participação mais ativa nesse processo. Com o objetivo de atender aos anseios de nossos filiados, o Sinal-DF se colocouà disposição do Depes, para auxiliar no processo de mobilidade entre praças que deve se iniciareste ano. LEIA NA INTEGRA


Por que me filiei

Depoimentos de recém-filiados em Brasília  Jose Costa de Oliveira (Aposentado) “O desempenho do Sinal-DF em algumas ações judiciais como, por exemplo, a referente ao Plano Bresser, trouxe bons resultados para os que reivindicaram direitos por intermédio do Sindicato.”  Mardilson Fernandes Queiroz (Deban) “Acredito que quanto mais estivermos presentes, maior será a probabilidade de fazer com que o Sinal se aproxime dos objetivos dos servidores do Banco Central do Brasil.”  Marcelo Barboza Ribeiro (Deban)  “... decidi me filiar, pois creio que assim estarei contribuindo para o fortalecimento de nossa carreira.” LEIA NA INTEGRA


Edição 84 - 28/02/2013

Convênios

O Sinal-DF se preocupa com o bem estar dos seus filiados e dependentes e por isso firmou convênio com a Academia Tribus. São três unidades, sendo duas na Asa Sul e uma em Águas Claras, nesta última com aulas de natação para bebês e para a terceira idade. E mais uma instituição na área de educação infantil aceitou nosso convite de parceria. Agora, contamos com a Escola Meu Pequeno Mundo, que oferece desconto de 10% no valor das mensalidades. LEIA NA INTEGRA


Eleita a Comissão Eleitoral e aprovado o Regulamento para eleições do Sinal-DF

Em Assembleia Geral Regional, realizada na quinta-feira (21/02), foram eleitos por unanimidade os três membros da Comissão Eleitoral, que tem a finalidade de organizar e dirigir o processo para eleição dos diretores do Conselho Regional e do Conselho Fiscal Regional do Sinal-DF, para os mandatos que vão de maio de 2013 a abril de 2015. Os eleitos são os servidores Ailton de Aquino, Heitor Invernizzi e Mauro Mazzochin, que deverão escolher entre eles quem será o presidente da Comissão. As eleições serão no dia 11/04. O Sinal-DF receberá as inscrições até às 18h do dia 14/03, na sede do Sindicato. Os candidatos deverão completar 120 dias de filiação ao Sindicato, até a data das votações. O mandato dos eleitos vai de maio de 2013 a abril de 2015. LEIA NA INTEGRA


Assinado pedido de urgência para PL do reajuste salarial

Deputado Garotinho assina pedido de urgência para projeto de reajuste de servidores do Banco Central. LEIA NA INTEGRA


PGBC dá passo importante para redução do litígio em torno das ações dos 28,86%

O Sinal-DF participou nesta manhã, de reunião com a Direção do Banco Central, presidida pelo diretor Altamir, juntamente com o Procurador-Geral, diretores e presidente do Sinal Nacional, além de representantes de outros sindicatos, para tratar do encaminhamento das ações dos 28,8%. LEIA NA INTEGRA


Por que me filiei ao Sinal-DF?

João Francisco Dias Souza (Desig/Disib/Surab) “Filiar-me foi a forma que tive de mostrar aos colegas o quão importante é fazer parte da luta.” Pedro Borges Leitão Junior (Deban/ Disip/ Susip-01) “Quem se filia assume a responsabilidade de influenciar mais as decisões, ao mesmo tempo em que deve cobrar mais do sindicato.” Jayr Dezolt (Aposentado) “Em reconhecimento a essa atitude do Sindicato [Plano Bresser], eu decidi me filiar.”  Maria Goreth Miranda Almeida Paula (Gerin) “Que o pouco que cada um pode fazer, não seja pretexto para não se fazer nada.” LEIA NA INTEGRA


Edição 83 - 08/02/2013

Convênios – Educação

O Sinal-DF firma parceria com mais duas instituições da área de educação. São elas a escola DNA e o Centro de Ensino Maria Auxiliadora. Ambos oferecem 10% de desconto no valor das mensalidades. LEIA NA INTEGRA


Servidores de Brasília terão palestra sobre 28,86%

O Conselho Nacional do Sinal autorizou o Sinal-DF a promover uma palestra sobre as estratégias para a ação dos 28,86%. O evento contará com a colaboração do advogado responsável pelo processo. Tão logo sejam ajustados detalhes da causa, será agendada e divulgada a data para a palestra. LEIA NA INTEGRA


Sinal integra ações em defesa do auxílio alimentação e contra a Reforma Previdenciária

O Conselho Nacional do Sinal aprovou, em reunião realizada na quarta-feira (6/02), a participação do Sindicato em três ações judiciais, cujo teor das causas consiste em assunto já reivindicado pelos servidores. LEIA NA INTEGRA


“Quanto mais negra é a noite, mais carrega em si a madrugada”

O Obscurantismo Já no final do governo Médici, no auge do obscurantismo da ditadura militar, proibido de fazer declarações políticas, Dom Helder solta essa pérola poética carregada de esperança e de profecia, imbuída de uma profunda compreensão da dialética do processo histórico do ser humano. Nada mais próprio para definir o momento que o Sindicato dos Funcionários do Banco Central vive. LEIA NA INTEGRA


Por que me filiei ao Sinal-DF?

Sérgio Roberto Ferreira de Carvalho (DESIG/GEINF/DIADI/SUATI) “Nós, de Brasília, devemos nos inspirar no exemplo das regionais, que tem uma proporção de filiados muito maior que a nossa.” Arnaldo Francisco Vitaliano Filho (DEINF/DINAM/SUTIN) “O Sinal-DF precisa de mais apoio, para termos mais voz e peso no âmbito nacional do sindicato.”  Cesar Martins Borba (Aposentado)   “Procurei o auxílio do Sinal, que me ofereceu o apoio imediato.” LEIA NA INTEGRA


Edição 82 - 04/02/2013

Convênios

Neste início de ano, o Sinal-DF firma parceria com a ACM. Situada na L2 Sul, a Associação oferece atividades de esporte para todas as faixas etárias. LEIA NA INTEGRA


XXV AND em Curitiba – Diferentes pontos de vista

A segunda etapa da XXV AND durou três dias e contou com a participação de 82 delegados, entre natos e eleitos. O foco dos trabalhos foram as propostas de alterações estatutárias, porém não alcançamos avanços políticos para o Sinal. Os trabalhos ficaram concentrados em assuntos como adoção de eleições diretas para a direção nacional, que foi rejeitada. LEIA NA INTEGRA


XXV AND

“O balanço da nossa participação é positivo. Conquistamos o reajuste salarial, avançamos em algumas cláusulas sociais da pauta de reivindicações.” Sinal-DF publica texto assinado por grupo de delegados de Brasília. LEIA NA INTEGRA


Depoimentos de Filiados

Talles Duarte Silva Passos “Não me filiei ao SINAL assim que tomei posse, pois pretendia conhecer melhor a entidade. Nesse período foi possível constatar o trabalho que o sindicato tem feito tanto internamente, visitando os andares, quanto externamente junto ao Congresso Nacional. Se o barco está indo contra a correnteza é preciso remar, nem que seja para permanecer no mesmo lugar!”   Alexandre de Melo Silva “Tenho acompanhado os trabalhos do Sinal-DF. A negociação salarial em 2012 foi bastante difícil e eu percebi a necessidade da atuação do Sindicato e de estar filiado para fazer valer a minha voz. Além disso, gostei da postura do Sinal-DF e gostaria de dar meu apoio para que esta regional tenha o peso que merece no fórum nacional. Espero que em 2013 o Sinal consiga estar mais próximo dos funcionários, com votações eletrônicas e que continue com a transparência e a seriedade na administração financeira que vem demonstrando. É importante os servidores se filiarem, pois separados nós não temos força e o Sindicato ainda é a melhor forma de nos organizarmos e termos uma voz mais forte.”   LEIA NA INTEGRA


<< Anterior | 123 4567891011121314 | Próxima >>