Clique no título para ler as matérias na íntegra

Edição 11 - 17/1/2019

Por Sinal 58 destaca debates acerca da reforma da Previdência

“Futuro do trabalhador está em jogo”, destaca reportagem da Por Sinal 58, que discute os rumos da Previdência na reabertura das tratativas acerca de uma nova reforma. Os números da Seguridade, os interesses do setor privado, o contexto da reforma trabalhista, que relegou parcela considerável de brasileiros à informalidade, e o processo de “vilanização” dos servidores ganham espaço no debate. “O biombo para esconder da população essas perdas (de arrecadação da Previdência) seria a propaganda contra o que a mídia tem insistido em chamar de privilégios do funcionalismo”, observa trecho da matéria. A publicação tem o objetivo de provocar uma


Edição 10 - 16/1/2019

Categoria inicia diálogos para a luta unificada em 2019

Representações sindicais do funcionalismo retomam os diálogos com vistas à mobilização para 2019. Nesta terça-feira, 15 de janeiro, o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) se reuniu em Brasília. O presidente, Jordan Pereira, representou o Sinal no encontro.


Edição 9 - 15/1/2019

Reforma da Previdência de volta à pauta; 298 servidores do BCB aposentaram-se desde a edição da PEC 287/16

Com o novo governo empossado, a Reforma da Previdência volta com força à agenda política, sendo novamente apontada como o principal artifício para o equilíbrio das contas públicas. Enquanto aguarda o início dos trabalhos no Legislativo, a equipe econômica do Planalto delineia o modelo de reforma que deve, de pronto, ser entregue ao crivo de deputados e senadores. Há, ainda, a possibilidade de que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, com tramitação já avançada na Câmara, seja aproveitada.

Diante das indefinições, uma certeza é implacável. Será necessário o recrudescimento da vigilância e da mobilização, mais uma vez, de modo a impedir eventuais retrocessos.

Tramitando desde dezembro de 2016, a PEC287 não levou a cabo os intentos do governo Michel Temer graças ao enfrentamento das carreiras do serviço público.

Graças aos esforços das entidades do conjunto do funcionalismo, entre dezembro de 2016, quando a PEC287 foi apresentada, até hoje, 298 servidores do BCB puderam se aposentar usufruindo de seus justos direitos adquiridos sob intensa luta e atualmente vigentes.

Alerta


Edição 8 - 14/1/2019

PASBC: alteração ao modelo contributivo desconsidera a voz da categoria; faça sua simulação e veja o aumento de sua contribuição

Na última quinta-feira, 10 de janeiro, a categoria foi informada das alterações ao regulamento do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC), que, entre outros pontos, impõe o aumento escalonado nas contribuições dos participantes.

O que a categoria pensa


Edição 7 - 11/1/2019

Depes apresenta novo regulamento do PASBC; reajustes começam em maio

A diretora de Administração, Carolina Barros, tornou público, ontem, 10 de janeiro, após aprovação pela Diretoria Colegiada do BC, o novo regulamento do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC) e as mudanças que serão implantadas no Programa a partir do próximo mês de maio. As prometidas medidas que visam o aperfeiçoamento da gestão e o desenvolvimento de políticas voltadas para a educação, promoção e prevenção à saúde sempre serão bem-vindas e representam tão só o cuidado que o PASBC deve receber permanentemente da direção do Banco Central, pois muito além de um programa de saúde,


Edição 6 - 10/1/2019

Sinal apresenta oficialmente os resultados da AGN sobre o PASBC e cobra os resultados da pesquisa do BC sobre o tema

O Sinal protocolou nesta quarta-feira, 9 de janeiro, ofício ao presidente do BC, Ilan Goldfajn, apresentando, de forma oficial, os resultados de sua Assembleia Geral Nacional (AGN), realizada por meio de votação eletrônica, que consultou os servidores, ativos e aposentados, filiados ou não ao Sindicato, sobre aspectos contidos nas propostas do Departamento de Gestão de Pessoas (Depes) para alteração do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC). Os 1.026 participantes da AGN, como já divulgado no Apito Brasil nº 210/18, rejeitaram massivamente – 87,6% – a proposta de reajuste nas contribuições individuais e aprovaram – 61,3%


Edição 5 - 8/1/2019

Sinal solicita audiência com Goldfajn e Campos Neto

O Sinal protocolou hoje, 8 de janeiro, pedido de audiência com o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, e com o indicado para sucedê-lo à frente da Autarquia, Roberto Campos Neto. O objetivo é apresentar o Sindicato, bem como discutir pleitos da categoria neste momento de transição na Presidência da Casa. A Diretoria Colegiada do BC tem reunião agendada para esta semana, em São Paulo, que deverá contar com a presença de Campos Neto. A mudança no comando da Autoridade Monetária está prevista para ocorrer em meados de fevereiro, após o indicado pelo novo governo passar por sabatina e apreciação


“Um Sinal na História”: segundo volume da obra relata primeiros dez anos de vida do Sindicato; veja aqui

“Tínhamos o calor da juventude, vivíamos efervescência política ímpar, percebíamos a necessidade de ter presença e voz junto às instâncias decisórias. A ideia do sindicato próprio ganhou força à medida que se ia delineando a nova Constituição do país. Quando as condições legais se consolidaram, nosso sindicato foi moldado com o fogo da luta...”.

(trecho do Prefácio, pág.12)


Edição 4 - 7/1/2019

Três anos sem reajuste nos auxílios Alimentação e Pré-Escolar

O último reajuste dos auxílios Alimentação e Pré-Escolar para os servidores públicos federais vinculados ao Executivo foi concedido pelo governo, no bojo das negociações da vitoriosa Campanha Salarial de 2015, por intermédio das Portarias nºs 10 e 11, ambas de 13.1.2016, do então Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), com efeitos retroativos para o dia 1º daquele mês. O valor para o Auxílio Alimentação passou a ser de R$458,00 e para a Assistência Pré-Escolar de R$321,00.


Edição 3 - 4/1/2019

Funpresp: em curso o processo eleitoral 2019

Os participantes e os assistidos da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) elegerão, em 2019, os seus representantes para os conselhos Deliberativo e Fiscal, bem como para os comitês de assessoramento técnico do ExecPrev e LegisPrev, para um mandato de quatro anos. Com as candidaturas definidas, teve início, no último dia 6 de dezembro, a campanha eleitoral. O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) decidiu apoiar a Chapa 2 “Fiscalização e Resultado” aos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Para o Comitê de Assessoramento do ExecPrev, o Fórum orienta voto na Chapa 4 “Gestão e Eficiência”.


Edição 2 - 3/1/2019

Por Sinal 58 no ar!

Chegou a Por Sinal 58. Nesta edição, destaque para os desafios à retomada do crescimento e as interrogações intrínsecas à etapa de transição de governo, como a que ora se estabelece no Brasil. “Não restam dúvidas da importância deste momento, que abre um novo ciclo na vida política, econômica e social do país, com as esperanças e incertezas naturais”, observa a Carta do Conselho, que abre a publicação. Dentro deste enredo, ganha espaço o debate sobre as reformas estruturais em voga – Previdenciária, Tributária e do Estado. Produzida tendo como pano de fundo a mais recente corrida eleitoral, que levou


<< Anterior | 1234567891011 | Próxima >>