Clique no título para ler as matérias na íntegra

Edição 208 – 05/12/2018

Últimas horas: votação eletrônica sobre o PASBC termina hoje; participe

Ainda dá tempo. No ar até as 18h de hoje, 5 de dezembro, a votação eletrônica sobre as propostas apresentadas pelo Depes para a sustentabilidade do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC). Você concorda com as melhorias na Gestão do PASBC e com a implantação de políticas de Prevenção e Promoção à Saúde, como proposto pelo Depes? Você concorda com o aumento nas contribuições dos participantes do PASBC, como proposto pelo Depes? Clique aqui e responda já.  Os resultados registrados embasarão a atuação do Sinal frente a este importante debate. Contribua com a construção do


Edição 207 – 04/12/2018

PASBC: votação eletrônica termina amanhã

Termina às 18h desta quarta-feira, 5 de dezembro, o prazo para que servidores ativos e aposentados, funcionários celetistas e pensionistas, filiados e não filiados participem da votação eletrônica, realizada pelo Sinal, em relação às propostas do Depes para a sustentabilidade do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC). O Sindicato quer ouvir você. O que você pensa sobre as melhorias de gestão, bem como sobre a elevação dos valores das contribuições dos participantes? Os resultados registrados servirão de subsídio ao posicionamento do Sinal. Acesse aqui e opine já. Seu engajamento é fundamental nesta discussão.


Ministro Lewandowski solicita que plenário do STF decida sobre adiamento de reajustes

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski solicitou nesta segunda-feira, 3 de dezembro, ao presidente, ministro Dias Toffoli, a inclusão das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) que questionam a Medida Provisória (MP) 849/2018 na pauta de julgamentos do plenário da Casa. A matéria, editada pelo Planalto em agosto passado, adia em um ano (para 2020) a última parcela do reajuste salarial de diversas carreiras, entre elas as do Banco Central do Brasil.

Entendimentos contrários à Medida não faltam. Vale lembrar que...


Edição 206 – 03/12/2018

PASBC: votação eletrônica no ar até a próxima quarta-feira, 5

O que você pensa a respeito das melhorias de gestão e da implantação de políticas de Prevenção e Promoção à Saúde propostas pelo Depes? E em relação ao aumento nas contribuições dos participantes? Vamos discutir, juntos, o futuro do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central do Brasil (PASBC)? Em curso, até a próxima quarta-feira, 5 de dezembro, a votação eletrônica aqui no Portal do Sinal. A pesquisa é aberta a ativos e aposentados, funcionários celetistas e pensionistas, filiados e não filiados. Sua opinião é fundamental neste momento e subsidiará o posicionamento do Sinal. O Sindicato reitera


Debate da pauta negocial encerra 28ª AND

Com o objetivo de construir a pauta negocial para o próximo período, os delegados, reunidos em Recife, na última sexta-feira, 30 de novembro, avançaram no debate de questões ligadas à recomposição salarial, aposentadoria, qualidade de vida no trabalho e PASBC. A apreciação do relatório do Grupo 3 “Campanha Negocial” encerrou os trabalhos da 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sinal.


28a AND: Carta do Presidente do Sinal

Saio muito satisfeito dessa AND, por vários motivos. A realização do seminário foi algo importante. Espero que a iniciativa se repita e que possamos dedicar tempo para discussões mais estruturadas, que sirvam de subsídio aos debates entre os delegados. Quem sabe na próxima AND não estejamos coroando estudos com um seminário e a retomada das premiações de trabalhos do prêmio Paulo Roberto de Castro?


Edição 205 – 30/11/2018

Plenária aprecia propostas de reestruturação de carreiras; começa debate sobre o relatório do Grupo 3

Que carreiras queremos para que o Banco Central desempenhe sua missão institucional? Para responder a essa questão, o terceiro dia de deliberações da 28ª Assembleia Nacional Deliberativa do Sinal, realizado nesta quinta-feira, 29 de novembro, em Recife, foi dedicado à apreciação do relatório sobre a Reestruturação de Carreiras, apresentado pelo Grupo 2. O debate sobre o tema, que atualmente domina a agenda da categoria, foi centrado em propostas que versam sobre a mudança de nomenclatura para o cargo de Analista, atualização das atribuições e definição de prerrogativas da carreira de Especialista do Banco Central do Brasil, tendo como pano de fundo a minuta do projeto de reestruturação de iniciativa do Banco Central do Brasil (BCB).


PASBC: Participe da Votação Eletrônica sobre as propostas do Depes

Todos os servidores do Banco Central, ativos e aposentados, funcionários celetistas e pensionistas, filiados e não filiados, devem participar da Votação Eletrônica, promovida pelo Sinal para responderem a duas perguntas bem objetivas sobre as propostas de alterações no Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC) apresentadas pelo Departamento de Gestão de Pessoas (Depes): Você concorda com as melhorias na Gestão do PASBC e com a implantação de políticas de Prevenção e Promoção à Saúde, como proposto pelo Depes? Você concorda com o aumento nas contribuições dos participantes do PASBC, como proposto pelo Depes? O Sinal reitera


Edição 204 – 29/11/2018

Moção da 28ª AND do Sinal

Presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, anuncia sua saída, o funcionalismo permanece, seus pleitos também

O presidente do Banco Central do Brasil, Ilan Goldfajn está praticamente se despedindo da casa, pois, segundo suas próprias declarações à imprensa em geral, permanecerá no cargo apenas até a nomeação do próximo presidente indicado, Roberto Campos Neto.

Ao ser sabatinado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado Federal, em 7.6.16, que aprovou sua indicação, o presidente Ilan externou sua confiança nos servidores do Banco Central para cumprir a missão para a qual estava sendo designado: “Para o enfrentamento desses desafios, minha maior confiança reside na competência e na dedicação dos servidores do Banco Central”.

O que indagamos, agora, é qual o legado que Ilan Goldfajn deixará para o funcionalismo deste órgão, que lhe deu a possibilidade de receber vários prêmios de reconhecimento, inclusive o de “Central Banker of the Year 2018”, concedido pela publicação britânica The Banker, especializada em finanças internacionais, pertencente ao Financial Times.

Algumas questões, listadas a seguir, foram constantes durante o mandato do presidente Ilan, que por diversas vezes manifestou sua posição favorável aos pleitos, mostrando-se comprometido com suas resoluções, sem, contudo, alcançar sucesso em nenhuma delas.

  • Correção da assimetria salarial com carreiras congêneres;
  • Correção de diferenças salariais entre as próprias carreiras do BCB;
  • Estabelecimento de Nível Superior para o ingresso no cargo de Técnico do BCB;
  • Alteração da nomenclatura do cargo de Analista, da carreira de Especialista, para Auditor;
  • Reajuste dos salários, que se encontram congelados há quase 20 anos, dos funcionários celetistas da ativa.

Não há como avaliar a intensidade do envolvimento do presidente Ilan para a efetiva solução dessas reivindicações do funcionalismo, nem tampouco as dificuldades que porventura tenha encontrado com seus interlocutores, até porque não foram tornadas públicas, mas, indiscutível, foi o fracasso nas tentativas. Por outro lado, nas questões internas como licença-capacitação e programa de saúde, por exemplo, o que houve foi um grande retrocesso.

Ao final, o que restará da passagem do presidente Ilan Goldfajn pela presidência do Banco Central do Brasil, no tocante ao corpo funcional da Autarquia, é um órgão com o menor número de servidores de sua história, com as assimetrias salariais, internas e externas, cristalizadas e os servidores frustrados no atendimento de suas legítimas reivindicações.

Mas, o mandato do presidente ainda não acabou, já que confirmou sua permanência até a posse do sucessor, havendo tempo, ainda, para se redimir dessa inoperância e, quem sabe, virar o jogo e demonstrar seu valor também para aqueles que têm construído o Banco Central e, a cada geração, individual e coletivamente, mantido a qualidade e a probidade da instituição.

Os presidentes e as diretorias do Banco Central passam, os servidores permanecem, garantindo a excelência de sua atuação no cenário nacional e internacional.


28ª AND: segundo dia de deliberações tem debates sobre mudanças no processo eleitoral

O segundo dia de deliberações da 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sinal, nesta quarta-feira, 28, foi exclusivamente voltado à apreciação do relatório do Grupo 1, com o tema “O Sinal dos Próximos Anos”, que contou, originalmente, com 76 propostas.

Importante ressaltar, pela relevância do assunto, que diferentes propostas de mudanças nos critérios para eleição da Diretoria Executiva (Direx) e Conselho Nacional do Sindicato foram apreciadas pelos delegados.


Edição 203 – 28/11/2018

28ª AND: delegados apreciam relatório “O Sinal dos próximos anos”

Delegados de todo o país, reunidos na 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sinal, em Recife, iniciaram nesta terça-feira, 27 de novembro, a fase de apreciação dos relatórios. Nehemias Monteiro, do Rio de Janeiro, e Natalino Sakamuta, de São Paulo, apresentaram o relatório do grupo 1 com o tema "O Sinal dos Próximos Anos".

O documento, consolidado com base em propostas enviadas por filiados de todo o país, traz à tona o oportuno debate sobre quais características são necessárias ao Sindicato para fazer frente ao cenário de desmonte e retirada de direitos em que se encontra o Serviço Público.


PASBC: Participe da Votação Eletrônica, dê sua opinião sobre as propostas do Depes

O Sinal convida todos os servidores do Banco Central, ativos e aposentados, funcionários celetistas e pensionistas, filiados e não filiados, a participarem da Votação Eletrônica e responderem a duas perguntas objetivas sobre as propostas de alterações no Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC) apresentadas pelo Departamento de Gestão de Pessoas (Depes): Você concorda com as melhorias na Gestão do PASBC e com a implantação de políticas de Prevenção e Promoção à Saúde, como proposto pelo Depes? Você concorda com o aumento nas contribuições dos participantes do PASBC, como proposto pelo Depes? O Sinal busca, como


Acompanhe a 28ª AND do Sinal pelo seu WhatsApp

Acompanhe todas as informações sobre a 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sinal, assim como das principais notícias de nossa representação sindical. Traga suas dúvidas quanto às suas ações judiciais, mobilizações e outras atividades. Como podemos te ajudar? O Sinal agora está mais próximo de você. No ar, o novo canal de interação com o Sindicato, via WhatsApp. Para utilizar a ferramenta, basta encaminhar mensagem para (61) 981458400. É mais comodidade para você. Acesse já! O serviço é destinado exclusivamente a filiados.


Edição 202 – 27/11/2018

Seminário “O Estado Brasileiro: perspectivas e reflexões” abre 28ª AND

Com o tema “O Estado Brasileiro: perspectivas e reflexões”, o seminário realizado nesta segunda-feira, 26 de novembro, deu início a 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do SINAL. Especialistas das áreas política, econômica e sindical dividiram-se em quatro painéis de debate. Na cerimônia de abertura, o presidente do Sindicato, Jordan Pereira, discursou sobre os desafios do atual cenário político/econômico para os servidores do Banco Central do Brasil (BCB).

Cenário Social

No primeiro painel, Juremir Machado, jornalista e doutor em Sociologia, falou sobre “a Sociedade em Transformação”. Ele enfatizou que, na tentativa de recuperar o crédito das instituições, daremos um passo atrás.

“Estamos caminhando para o que o filósofo francês Gilles Lipovetsky está chamando de democracia iliberal circulitária. Em outras palavras, porque estamos preocupados demais com segurança, decidimos aceitar a diminuição da nossa liberdade”, afirmou o sociólogo ao criticar a agenda do governo eleito.


PASBC: Participe da Votação Eletrônica sobre as propostas do Depes

Todos os servidores do Banco Central, ativos e aposentados, funcionários celetistas e pensionistas, filiados e não filiados, podem participar da Votação Eletrônica, promovida pelo Sinal e responderem a duas perguntas objetivas sobre as propostas de alterações no Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC) apresentadas pelo Departamento de Gestão de Pessoas (Depes): Você concorda com as melhorias na Gestão do PASBC e com a implantação de políticas de Prevenção e Promoção à Saúde, como proposto pelo Depes? Você concorda com o aumento nas contribuições dos participantes do PASBC, como proposto pelo Depes? O Sinal reitera que


Edição 201 – 26/11/2018

Seminário “O Estado brasileiro: perspectivas e reflexões¨ marca o início da 28ª AND do Sinal

Com a presença de representantes de entidades sindicais, da sociedade civil, do Banco Central e dos delegados eleitos pelos filiados de todo o país, teve início na manhã de hoje, 26 de novembro, a 28ª Assembleia Nacional Deliberativa do Sinal, que se estenderá até a próxima sexta-feira, 30, em Recife (PE). Jordan Pereira, presidente do Sindicato fez a abertura oficial da AND, congratulando-se com todos os delegados presentes, destacando, especialmente, a disposição daqueles ainda em atividade no Banco Central, que não se intimidaram com a nova imposição do Governo, que obriga a compensação das horas trabalhadas na AND e, em


PASBC: Participe da Votação Eletrônica e opine sobre as propostas do Depes

Todos os servidores do Banco Central, ativos e aposentados, funcionários celetistas e pensionistas, filiados e não filiados, podem participar da Votação Eletrônica, promovida pelo Sinal, que se encerrará às 18h do dia 5 de dezembro, e responderem, objetivamente, a duas perguntas a respeito das propostas de alterações no Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC) apresentadas pelo Departamento de Gestão de Pessoas (Depes): Você concorda com as melhorias na Gestão do PASBC e com a implantação de políticas de Prevenção e Promoção à Saúde, como proposto pelo Depes? Você concorda com o aumento nas contribuições dos


Edição 200 – 23/11/2018

PASBC: Participe da Votação Eletrônica e opine sobre as propostas do Depes

O Sinal conclama a todos os servidores do Banco Central, ativos e aposentados, funcionários celetistas e pensionistas, filiados e não filiados, a participarem da Votação Eletrônica, que se estenderá até as 18h do dia 5 de dezembro, e responderem, objetivamente, a duas perguntas sobre as propostas de alterações no Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC) apresentadas pelo Departamento de Gestão de Pessoas (Depes): Você concorda com as melhorias na Gestão do PASBC e com a implantação de políticas de Prevenção e Promoção à Saúde, como proposto pelo Depes? Você concorda com o aumento nas contribuições


Seminário “O Estado brasileiro: perspectivas e reflexões” abrirá a 28ª AND

Patrocinado pelo Sinal e aberto à participação de todos os servidores, o seminário “O Estado brasileiro: perspectivas e reflexões” abrirá a 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND), na próxima segunda-feira, 26 de novembro, a partir das 9:00h, no salão de eventos do Hotel Grand Mercure Recife Boa Viagem, localizado na Av. Boa Viagem, 4070.


Jordan Alisson é eleito Secretário-Geral do Fonacate

O presidente do Sinal, Jordan Alisson, foi eleito na última quarta-feira, 21 de novembro, Secretário-Geral do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), para o mandato 2019/2021. Na mesma Assembleia Geral das entidades pertencentes ao Fórum, Rudinei Marques, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle (Unacon Sindical), foi reconduzido ao cargo de presidente do Fórum por unanimidade. “O Fonacate se consolidou como fórum de articulação e luta das carreiras de Estado por um serviço público de qualidade, pela estabilidade e valorização do funcionalismo, em defesa da Previdência Pública e diversos outros temas.


Edição 199 – 22/11/2018

PASBC: Assembleia Geral Nacional, hoje, 22, dá a largada para pesquisa por meio de Votação Eletrônica.

O Sinal convoca todos a participarem de Assembleia Geral Nacional (AGN), a realizar-se de hoje, 22 de novembro, até as 18h do dia 5 de dezembro, por meio de votação eletrônica, onde buscamos respostas para duas perguntas, simples e objetivas, como devem ser: 1. Você concorda com as melhorias na Gestão do PASBC e com a implantação de políticas de Prevenção e Promoção à Saúde, como proposto pelo Depes? 2. Você concorda com o aumento nas contribuições dos participantes do PASBC, como proposto pelo Depes? Afirmamos, desde o início das apresentações sobre propostas de alterações no Programa de Assistência à


<< Anterior | 12 345678910111213 | Próxima >>