Clique no título para ler as matérias na íntegra

Edição 158 – 17/09/2018

Jornada de trabalho: Fonacate solicita audiência com ministro do Planejamento

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), do qual o Sinal é membro, encaminhou na última sexta-feira, 14 de setembro, pedido de audiência com o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago, para tratar da Instrução Normativa (IN) nº 2. O dispositivo, publicado na quinta-feira, 13, estabelece orientações, critérios e procedimentos em relação à jornada de trabalho dos servidores públicos federais. Entre outros pontos, versa sobre banco de horas, compensação de ausências e jornada reduzida. O objetivo do Fonacate é esclarecer pontos e desenvolver diálogos junto ao Planejamento, com vistas a aperfeiçoar os termos e assegurar


Edição 157 – 14/09/2018

Modernização da carreira: Sinal solicita audiência com Planejamento

O Sinal protocolou nesta quinta-feira, 13 de setembro, em conjunto com o Sintbacen, pedido de audiência, endereçado ao secretário de Gestão de Pessoas (SPG) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), Augusto Chiba, para tratar da modernização de carreiras, bem como da situação dos celetistas reintegrados.


Fonasefe: servidores são recebidos pelo Planejamento

Representantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual o Sinal faz parte, foram recebidos ontem, 12 de setembro, pelo diretor do Departamento de Relações de Trabalho no Serviço Público, Paulo de Tarso Cancela Campolina de Oliveira, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), em consequência da mobilização de mais de dois mil servidores em ato em defesa do serviço público.


Reestruturação das Carreiras: o que movimenta o blog da AND

Bônus de produtividade para a carreira de Especialista? Nível superior de escolaridade para ingresso no cargo de Técnico? Proporcionalidade na remuneração entre Técnicos e Analistas? O que você acha?

Estas e outras propostas de filiados movimentam os debates no blog “Reestruturação das Carreiras”, na página da 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sinal, assunto que domina hoje a agenda dos servidores do Banco Central do Brasil. As sugestões registradas nortearão os relatórios a serem apreciados na instância máxima do Sindicato, que ocorre de 26 a 30 de novembro, em Recife.


Edição 156 – 13/09/2018

Marcha a Brasília: Fonasefe promove ato em defesa do serviço público

O Fórum das Entidades Nacionais do Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realiza nesta quinta-feira, 13 de setembro, em Brasília, mobilização em que exige a revogação da Emenda Constitucional (EC) 95, que instituiu o Novo Regime Fiscal. Na prática, a EC 95 congelou, por vinte anos, os gastos do governo federal com suas despesas primárias, limitando-os ao realizado no exercício anterior, corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Importante salientar que os gastos com as despesas financeiras, como por exemplo para o pagamento da dívida pública, não sofrem nenhum tipo de restrição.


MP849/2018: deputado Rogério Rosso garante apoio a servidores no Parlamento

Em reunião com o deputado federal Rogério Rosso (PSD/DF) nesta quarta-feira, 12 de setembro, lideranças do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) solicitaram apoio à mobilização contra a Medida Provisória (MP) 849/2018, que adia, em um ano, os reajustes previstos em lei para janeiro de 2019. Jordan Pereira, presidente, Epitácio Ribeiro, diretor de Relações Externas, Rita Girão, diretora de QVT do Sinal, e Mauro Mazzochin, diretor Jurídico da seção regional do Sindicato em Brasília, participaram do encontro.


Edição 155 – 12/09/2018

MP 849/2018: Vamos todos dizer não ao adiamento do reajuste

Propositalmente, a arte preparada para dar destaque ao enfrentamento à Medida Provisória (MP) nº 849/2018, que adia o reajuste salarial previsto em lei para os servidores do Banco Central, entre outras carreiras, de janeiro de 2019 para janeiro de 2020, é quase idêntica àquela utilizada para sinalizar a luta vitoriosa que derrubou a MP 805/17, que além de tentar os adiamentos dos reajustes de 2018 e 2019, ainda buscava aumentar a contribuição previdenciária dos servidores públicos.


Ação Judicial: Correção monetária sobre o saldo do PIS/PASEP

O Sinal ajuizou, no último dia 31 de agosto, como substituto processual dos seus filiados, ação coletiva n.º 10179145020184013400 com pedido de correção monetária, juros e rendimentos incidentes sobre os saldos de contas do PIS/PASEP. Têm direito à correção dos valores depositados nas contas individuais os servidores que sacaram o PASEP nos últimos 5 anos e aqueles que ainda não tenham realizado o resgaste. A ação foi distribuída na 7ª Vara Federal – Seção Judiciária do Distrito Federal e pode ser acompanhada pelo site do Sinal, área restrita aos filiados, com o código 1917.


Edição 154 – 11/09/2018

AND2018: participe dos debates no blog

Filiados têm até o próximo dia 15 de outubro para registrar suas contribuições sobre os temas da Assembleia Nacional Deliberativa (AND) – “O Sinal dos Próximos Anos”, “Reestruturação das Carreiras” e “Campanha Negocial” – no fórum de discussões disponível aqui no Portal do Sinal. Segundo passo rumo ao grande evento, que ocorre de 26 a 30 de novembro, em Recife, a etapa de interação por meio dos blogs permite que cada um apresente opiniões e propostas, com vistas à consolidação dos relatórios a serem apreciados nos dias de AND. É hora de começarmos a apontar as diretrizes para nossa representação


Edição 153 – 10/09/2018

Ação da URV (11,98%): a real situação

Questionamentos sobre o Processo nº 2001.34.00.004963-9, que trata do reajuste de 11,98% no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), movimentaram grupos que congregam servidores do Banco Central em redes sociais nos últimos dias. Diante das dúvidas levantadas quanto à atenção do Sinal às demandas judiciais, relembramos o histórico do caso:


Fórum de discussão: campanha negocial em pauta na 28ª AND

“Demandas há muito represadas e outras mais recentes, além da sempre necessária recomposição do poder de compra dos vencimentos e outras verbas devidas aos servidores têm neste blog o espaço para todos e cada um sugerir e comentar o que entender importante”.

Campanha Negocial é tema do terceiro grupo de discussões da 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sinal. Ambiente para delinearmos uma pauta de reivindicações que contemple nossos pleitos, bem como as melhores ferramentas de mobilização, com vistas ao suprimento de cada um deles, segue aberto em nossa página eletrônica.


Edição 152 – 06/09/2018

BC encaminha proposta de reestruturação da Carreira ao MPDG; Sinal reforça posicionamento

O BC encaminhou, formalmente, minuta de projeto para a reestruturação da carreira de Especialista ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG). É o que informou a diretora de Administração (Dirad) da Autarquia, Carolina Barros, em reunião na manhã de hoje, 6 de setembro, com o Sinal. O presidente, Jordan Pereira, o diretor de Relações Externas, Epitácio Ribeiro e a diretora de QVT, Rita Girão, representaram o Sindicato à mesa, que teve também a presença de diretores do Sintbacen, além de servidores convidados.


Reestruturação das Carreiras é tema do segundo grupo de discussões da AND; participe


“Não há dúvida da necessidade de modernizar as carreiras (do Banco Central do Brasil), atualizando seus parâmetros de modo a estar em linha com as modificações ocorridas nos últimos anos nas carreiras de categorias congêneres”. Reestruturação das Carreiras é o tema do segundo grupo do fórum de discussões da 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do Sinal.


Edição 151 – 05/09/2018

MP849/2018: Sinal articula emendas; categoria se move também no Judiciário

O Sinal atua para assegurar o reajuste remuneratório de janeiro de 2019, previsto em lei para os servidores do BC, entre outras diversas carreiras. Fruto da articulação do Sindicato no Parlamento, foram apresentadas emendas ao texto da Medida Provisória (MP) 849/2018, com o intuito de barrar um possível adiamento.


Eleições 2018: Fonacate se reúne com candidato João Goulart Filho

Dando continuidade à agenda de encontros com candidatos à Presidência da República, entidades que integram Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) se reuniram com João Goulart Filho (PPL) na manhã de hoje, 5 de setembro, em Brasília. O diretor de Relações Externas do Sinal, Epitácio Ribeiro, participou do encontro.


Edição 150 – 04/09/2018

Futuro do Sinal em pauta no fórum de discussão

“O Sinal dos próximos anos”. Tema do primeiro grupo de debates da 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND), representa não só uma alusão comemorativa a 2018, o ano do trigésimo aniversário do Sinal. É, também, um indicativo para um debate mais do que oportuno sobre que Sindicato ou que características serão necessárias ao Sindicato para fazer frente à complexa situação que está colocada desde já para todos os servidores.

E você, filiado, é convocado a colaborar com a construção dos mais adequados mecanismos de representação do corpo funcional do BC, ante à atual conjuntura. Acesse o nosso fórum de discussão e registre suas opiniões e propostas. As questões levantadas no espaço durante todo o período de interação, que vai até 15 de outubro, direcionarão os relatórios a serem apreciados durante os dias de deliberações - 26 a 30 de novembro - em Recife.


MP849/2018: entidades definem ações contra adiamento de reajustes

Representações das Carreiras Típicas de Estado se reuniram nesta segunda-feira, 3 de setembro, para encaminhar estratégias de mobilização contra a Medida Provisória (MP) 849/2018, publicada no último sábado, 1º, e que posterga os reajustes previstos em lei. A diretora de QVT do Sinal, Rita Girão, participou do encontro, que contou, também com a presença de assessorias jurídicas das entidades sindicais.


Edição 149 – 03/09/2018

AND2018: fórum de discussão no ar; participe

Chegou a hora de começarmos a desenhar os rumos do Sinal. Você está convidado a participar de um processo democrático de debates que tem como principal objetivo produzir propostas a serem submetidas à apreciação da 28ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND). Propostas estas que, se aprovadas, irão se transformar no parâmetro da atuação, nos próximos anos, do Sindicato.

Está no ar o fórum de discussão em que todos os filiados podem contribuir com as discussões acerca dos três grandes temas na pauta da AND. Clique nos títulos abaixo, identifique-se e pronto! Você já está apto a registrar suas opiniões.

  


MP849/2018: nova tentativa de adiamento dos reajustes demanda novo enfrentamento

Edição extra do Diário Oficial da União (D.O.U), veiculada no último sábado, 1º de setembro, anunciou a Medida Provisória (MP) 849/2018, que adia reajustes previstos em lei, de janeiro de 2019 para 2020.


<< Anterior | 1234567 89101112131415161718 | Próxima >>